O Iceman venceu Chris Dobey e Rob Cross a caminho da final com Cool Hand Luke na M&S Arena, na zona ribeirinha de Liverpool. Os adeptos estavam com uma disposição tipicamente ruidosa, vestidos de todo o tipo de coisas, desde os Beatles, Minions e o Coronel Sanders a acompanhar um bando de galinhas.
Falando após o seu triunfo em Merseyside, Price disse que a primeira vitória da noite lhe permitiu acomodar-se e divertir-se.
"Estava sob pressão para vencer o meu primeiro jogo e marcar alguns pontos vitais. Joguei bem nesse primeiro jogo, que permitiu acalmar-me e divertir-me um pouco. Tive azar por estar a perder com o Luke Humphries. Pensei que estava a jogar melhor do que ele, mas foi um jogo incrível. Eu sabia que estava a lançar bem, por isso simplesmente disse: 'Continua a jogar como estás e sei que as oportunidades vão chegar'. Não me interpretem mal, os adeptos apoiaram-me um pouco hoje e desmotivaram o Luke, mas isso já me prejudicou muitas vezes. Estou feliz com isso", disse à Sky Sports.
Luke Littler lidera a tabela classificativa com 30 pontos, com o Humphires em segundo lugar. A 13.ª noite da Premier League terá lugar em Birmingham, na quinta-feira, 1 de maio.
Humphries dá início à ação
Luke Humphries e Nathan Aspinall, que estava a recuperar de uma ligeira lesão no ombro, deram início à noite em Liverpool com um ritmo acelerado, passando rapidamente pelos três primeiros parciais em cinco minutos, que Cool Hand liderava por 2-1.
Humphries, que parecia estar com vontade, foi posto à prova por The Asp enquanto recuperava o ritmo. A partir de 3-3, Cool Hand cresceu no jogo e venceu por 6-3.
Van Gerwen dá a volta a Littler
Michael van Gerwen, confiante após o seu triunfo na Alemanha e apontado como vencedor da noite por muitos especialistas, enfrentou o líder da Premier League e autoproclamado "vilão da pantomima de Liverpool" Luke Littler.
Num piscar de olhos, The Nuke viu-se a ganhar por 4-0, com uma média de 105, mas Van Gerwen evitou o que parecia ser uma potencial derrota ao vencer a quinta mão para recuperar para 4-1. Van Gerwen recuperou para 4-3, antes de Little vencer a oitava mão com uma espantosa média de 160, enquanto calava o público da casa que lhe estava a dar trabalho.
Mas depois The Nuke deixou cair dois dardos para fechar jogo, o que permitiu a Van Gerwen ganhar mais uma mão - antes de o neerlandês empatar 5-5. Littler falhou então mais alguns lançamentos chave enquanto Van Gerwen completou uma reviravolta impressionante para vencer por 6-5.
Cross esmaga as esperanças de Bunting
O favorito da casa, Stephen Bunting, enfrentou Rob Cross, com o nativo de Kent a vencer a primeira mão para silenciar a multidão.
Voltage assumiu uma vantagem dominante de 2-0 sobre The Bullet, que mostrou um lampejo da sua classe ao conseguir o único 180 do encontro até então. Bunting conseguiu o empate, ao vencer a terceira mão depois de Cross ter tido alguns problemas.
The Bullet deixou cair dois dardos, o que deu a Voltage a oportunidade de fazer 3-1. Ele aproveitou essa oportunidade, antes de se afastar para reivindicar uma vitória gorda por 6-1 para estender o impressionante recorde pessoal sobre Bunting.
180s em abundância com Price a atordoar Dobey
Para terminar os quartos de final da noite, a estrela galesa Gerwyn Price enfrentou o vencedor da noite em Roterdão Chris Dobey num encontro que contou com nove 180s. Hollywood venceu a primeira mão antes de The Iceman empatar depois de iniciar a segunda mão com um lançamento de 180, acabando por liderar por 3-1, com ambos os jogadores a registarem uma média superior a 107.
Dobey reduziu para 3-2 antes de Price começar a afastar-se por 4-2, com o público a apreciar a exibição muito divertida de parte a parte. Price então venceu as últimas duas mãos para vencer a partida por 6-2 e garantir um lugar na meia-final contra Cross.
Humphries derrota Van Gerwen
A primeira meia-final da noite foi muito disputada por Humphries e Van Gerwen, o último dos quais tinha aparentemente conquistado o público da casa após a impressionante reviravolta contra Littler.
Cool Hand venceu as duas primeiras mãos quando Mighty Mike começou a mostrar que talvez ainda não tivesse recuperado totalmente do tropeção inicial que teve contra Littler. Van Gerwen ganhou a terceira mão depois de ambos os jogadores terem perdido uma mão cheia de oportunidades para a ganhar, o que lhe deu a confiança para empatar a partida a 2-2.
Cool Hand fez jus à sua alcunha, mantendo a compostura para aproveitar o facto de Mike ter falhado um checkout para liderar por 3-2, antes de rapidamente aumentar para 5-2 após vários dardos falhados. Van Gerwen, lançando de forma impressionante - mas inconsistente - e com uma média de mais de 102, levou a oitava mão para manter a partida viva em 5-3.
Mighty Mike ameaçou outra reviravolta a 5-4, mas Humphries, que desperdiçou uma série de oportunidades para garantir o triunfo, acabou por fazer bem onde Littler falhou - para ganhar a sexta mão, o jogo e garantir um lugar na final.
Price faz faíscas para chegar à final
Price, que parecia estar em boa forma depois da vitória nos quartos, ganhou uma vantagem de 2-0 sobre Cross num ápice. O galês desperdiçou uma boa oportunidade para fazer o terceiro ponto, mas Voltage manteve a calma para relançar o encontro a 2-1.
Mas Price voltou imediatamente a subir no cavalo para fazer 3-1 e depois 4-1, para colocar um pouco de espaço entre ele e Voltage. Com uma média de três dardos de pouco mais de 108, Iceman aumentou a sua vantagem para 5-1 antes de Cross conseguir manter vivas as esperanças no 5-2 com uma finalização nos tops.
Cross, que não tinha muito o que fazer, cedeu a oitava e última mão- vendo Price chegar à final com uma vitória abrangente por 6-2.
Price derruba Humphries para ganhar a noite
Price começou a final em força, continuando a sua boa forma ao longo da noite, para vencer a primeira mão. Humphries, talvez estimulado pelo facto de ter perdido a primeira mão, conseguiu um duplo 19 no checkout e ganhou a segunda mão: 1-1.
Iceman não facilitou a vida ao adversário, mas isso não importou muito para o número um do mundo, que repetiu o duplo 19 para liderar por 2-1 após três mãos. Price falhou vários dardos, mas depois Humphries não conseguiu garantir a vitória, algo que o galês aproveitou para voltar ao empate.
A dupla parecia possuída na quinta mão, que acabou por ser ganha por Humphries - com ambos os jogadores a abanarem a cabeça depois de a vitória ter sido alcançada: 3-2. Price então usou dardos incríveis para empatar 3-3, com uma reviravolta certamente ao virar da esquina.
Outro conjunto de erros de Humphries deu a Price a oportunidade de fazer 4-3, e ele aproveitou-a bem para liderar a final pela primeira vez. Price, jogando com confiança, chegou a estar a ganhar por 5-3 quando o número um mundial parecia estar nas cordas - mas Cool Hand recuperou e fez o 5-4.
Price então conquistou a vitória com tops para vencer a noite: 6-4.
Resultados
Quartos de final
Luke Humphries 6-3 Nathan Aspinall
Michael van Gerwen 6-5 Luke Littler
Meias-finais
Luke Humphries 6-4 Michael van Gerwen
Final
Luke Humphries 4-6 Gerwyn Price