Recorde aqui as incidências do encontro
Littler entrou melhor na partida, alcançando rapidamente uma vantagem de 4-0, numa fase em que fez um checkout de 132, entre outros momentos de destaque, enquanto van Gerwen teve dificuldades em encontrar o seu ritmo inicial e ficou aquém do habitual.
A partir da quinta mão, contudo, o neerlandês começou a estabilizar, conseguindo um checkout de 121 para recuperar uma quebra e aproveitando um duplo falhado por Littler para reduzir a desvantagem para 3-4.
Seguiram-se mais três quebras, incluindo um checkout de 115 por Littler, colocando The Nuke na frente por 6-4. O campeão do mundo, que terminou com uma média de 104,84, nunca permitiu que a vantagem escapasse e fechou o encontro com um checkout de 50, enquanto a média de Van Gerwen, de 101,79, e um 12-darter final com checkout de 108 não foram suficientes para alterar o desfecho.
Tal como no Bahrein, Littler iniciou o torneio frente ao experiente Paul Lim, a quem voltou a vencer 6-1. Seguiu-se uma reedição da final do Mundial frente a Gian van Veen – mais uma vez, o campeão do mundo levou a melhor, desta feita 6-4 com uma média de 111,58. Numa meia-final equilibrada, superou Gerwyn Price 7-5, que tinha vencido The Nuke no dia anterior.
Van Gerwen também entrou bem, batendo o indiano Nitin Kumar 6-1 no seu jogo de estreia, mas a sua média desceu para pouco menos de 88 nos quartos de final, na vitória 6-4 sobre Stephen Bunting. O tricampeão mundial apresentou depois uma exibição bem mais sólida na meia-final, vencendo Nathan Aspinall 7-5 com uma média de 100,28.
Leung garante a única vitória asiática
Entre todos os jogadores asiáticos presentes em Riade, apenas Man Lok Leung conseguiu somar um triunfo. Depois de os oito representantes do Asian Tour terem sido eliminados logo na primeira ronda no Bahrain, o jogador de Hong Kong bateu Danny Noppert 6-3.
O neerlandês explicou mais tarde no Instagram que "esteve doente nos últimos dias" e que isso foi "notório" na segunda-feira.
Os outros sete encontros da primeira ronda foram desequilibrados – nenhum jogador asiático conseguiu vencer mais do que duas mãos, com Alexis Toylo a perder 0-6 frente a Price.
