Além do homem de Peine, na Baixa Saxónia, Martin Schindler, Ricardo Pietreczko, Gabriel Clemens, Niko Springer, Lukas Wenig, Max Hopp e Dominik Grüllich também garantiram os seus bilhetes para o Campeonato do Mundo, que este ano, pela primeira vez, contará com 128 jogadores, em vez de 96. O recorde anterior era de seis participantes, no ano passado.
Merk mostrou um desempenho consistente e impressionante ao longo de todo o último dia e foi particularmente fiável nas duplas. Nos quartos de final, contra Yorick Hofkens, o eventual campeão brilhou com uma média de 99 e um espetacular remate de 164 no touro para ganhar o jogo. Nas meias-finais, não deu qualquer hipótese a Jarod Becker com uma vitória clara por 7:2 e avançou para a final com desenvoltura.
Regresso do International Merk depois do BDO World Championship 2011
Desenvolveu-se aí um duelo de grande classe entre dois jogadores experientes. Depois de um início equilibrado, Merk colocou a distância decisiva entre ele e Klose com um checkout de 152 e um duplo quase perfeito. Apesar de o francónio ter voltado a igualar o resultado a 6:6, Merk manteve a calma: um remate de 116 e um forte 15-duplo acabaram por garantir o título.
Com o seu triunfo na Super League, Arno Merk regressa agora ao grande palco do Campeonato do Mundo PDC pela primeira vez depois da sua participação no Campeonato do Mundo BDO 2011.
No dia 24 de novembro, terá lugar um último torneio de qualificação para os titulares de cartões do circuito, no qual os alemães Florian Hempel e Kai Gotthardt poderão ainda chegar à capital inglesa.
Todos os jogos do último dia:
Quartos de final
Daniel Klose 6:1 Mika Donnevert
Michael Klönhammer 2:6 Liam Maendl-Lawrance
Jarod Becker 6:5 Dragutin Horvat
Yorick Hofkens 4:6 Arno Merk
Meias-finais
Daniel Klose 7:3 Liam Maendl-Lawrance
Arno Merk 7:2 Jarod Becker
Final
Daniel Klose 6:8 Arno Merk
