O European Tour está a chegar ao fim e dirige-se à Hungria para o décimo segundo de 14 eventos. O Hungarian Darts Trophy 2025 será disputado em Budapeste, de 19 a 21 de setembro.
O que é o Hungarian Darts Trophy?
O Troféu Húngaro de Dardos é um torneio do PDC European Darts Tour. É o décimo segundo evento do calendário deste ano e será disputado pela quinta vez.
O que é o European Tour?
O European Tour é uma série de torneios que faz parte do PDC Pro Tour. Este ano, serão disputados um total de 14 torneios desta série - mais um do que no ano passado. Os outros eventos do Pro Tour são os eventos do Players Championship.
Que formato será utilizado?
Os 48 jogadores participantes jogarão o torneio em seis rondas. As primeiras quatro rondas - até aos quartos de final, inclusive - são disputadas à melhor de 11 partidas. Nas meias-finais, são acrescentadas mais duas rondas antes de se jogar uma melhor de 15 rondas na final. Será utilizado o modo clássico de dupla eliminatória.
Quem participa?
Aplicam-se as mesmas regras de qualificação a todos os eventos do European Tour. Os 16 melhores jogadores do Ranking Mundial qualificam-se automaticamente, tal como os 16 melhores jogadores do Ranking Pro Tour que ainda não se qualificaram. Neste caso, é relevante uma data de corte fixa e não o estatuto no início do torneio. Para além disso, há dez titulares de cartões Tour que podem qualificar-se através do "Tour Card Holder Qualifier".
Será adicionado um jogador de cada uma das "Eliminatórias dos Países Nórdicos e Bálticos" e da "Eliminatória da Europa de Leste". Quatro outros jogadores podem entrar no torneio através da "Eliminatória da Nação Anfitriã".
Martin Schindler e Ricardo Pietreczko qualificaram-se para o campo de participantes através das classificações do Pro Tour. Com Niko Springer, Lukas Wenig e Leon Weber, três alemães juntar-se-ão a eles através da "Tour Card Holder Qualifier".
Qualificações através da classificação mundial
Qualificadores pelo Pro Tour Rankings
Titular do cartão de turista
Qualificação da nação anfitriã
Qualificação dos países nórdicos e bálticos
Andreas Hyllgaardhus
Substitutos
Richard Veenstra - substituto de Jonny Clayton
Kim Huybrechts - substituto de Gary Anderson
Matthew Dennant - substituto de Boris Krcmar (por conseguinte, não há um qualificador da Europa de Leste no torneio)
Quem são os favoritos?
Depois da sua vitória nas Finais da World Series of Darts, Michael van Gerwen chegará a Budapeste com muito vento de popa. Luke Littler, Luke Humphries e Gerwyn Price, que tem estado em boa forma recentemente, também estarão de volta à luta pelo título.
Como funciona a lista de apuramento?
Embora as classificações do Pro Tour ainda fossem importantes para a lista de apuramento no ano passado, as classificações mundiais serão relevantes a partir da época de 2025. Os 16 melhores são apurados para a segunda ronda de acordo com a sua classificação. As eliminatórias do Pro Tour também são separadas das restantes na Ronda 1: cada jogador é sorteado para uma eliminatória do titular do cartão do Tour, uma eliminatória da nação anfitriã, uma eliminatória dos países nórdicos e bálticos ou uma eliminatória da Europa de Leste.
Quando serão disputados os jogos?
Sexta-feira, 19 de setembro: 1.ª ronda - tarde: a partir das 13:00, noite: a partir das 19:00
Sábado, 20 de setembro: 2.ª ronda - tarde: a partir das 13:00, noite: a partir das 19:00
Domingo, 21 de setembro: dos oitavos de final à final - tarde: a partir das 13:00, noite: a partir das 19:00
Quanto é que os jogadores ganham?
Vencedor: £30.000
Final: £12.000
Meia-final: £8.500
Quartos de final: £6.000
Oitavos de final: £4,000
2.ª ronda: £2.500
1.ª ronda: £1,250
Quem ganhou o torneio no passado?
Em quatro edições, o Troféu Húngaro de Dardos teve quatro vencedores diferentes. Depois de Gerwyn Price ter ganho em 2021, Joe Cullen e Dave Chisnall triunfaram nos anos seguintes. O atual campeão é Michael van Gerwen. Aliás, nunca nenhum jogador chegou a duas finais em Budapeste.
Onde é que o torneio se realiza?
Desde 2023 e novamente este ano, o torneio tem sido realizado no MVM Dome, na capital húngara, Budapeste. O pavilhão multiusos é a sede da secção de andebol do Ferencvaros Budapest, bem como das seleções nacionais masculina e feminina. Recentemente, também se realizaram concertos como o de Robbie Williams.