O bicampeão mundial apresentou-se implacável, com uma média geral de 87,54 e a converter 56 por cento dos seus duplos, numa exibição que fez recordar os seus anos de domínio.
Cullen, por seu lado, teve uma noite para esquecer, com uma média de apenas 68,05 e a falhar repetidamente nos duplos de abertura, acertando apenas um em 11 tentativas.
Anderson venceu o primeiro set sem resposta, fechando com duplo 10 após um checkout rápido de 78, e aumentou a vantagem no segundo ao conquistar três legs consecutivos – incluindo uma quebra em 14 dardos finalizada no topo.
Cullen ainda deu sinais de reação no terceiro set, mas a experiência de Anderson prevaleceu ao fechar o encontro com duplo 5.
Com este triunfo, Anderson segue para defrontar Danny Noppert, que mais cedo superou um debilitado Stephen Bunting por 3-1.
A consistência de Noppert nos momentos decisivos foi determinante, enquanto Bunting confirmou posteriormente que foi afetado por um problema nas costas, o que prejudicou a sua pontuação e ritmo.
Humphries abala Ratajski
Noutro encontro, Luke Humphries avançou com um triunfo por 3-1 frente ao polaco Krzysztof Ratajski, mantendo vivas as esperanças de chegar à terceira final consecutiva do World Grand Prix.
Humphries dominou o set inaugural por 3-0, com 100 por cento de eficácia nos duplos de arranque e a demonstrar a sua habitual eficiência na pontuação.
Ratajski reagiu e venceu o terceiro set por 3-1, aproveitando uma breve quebra de Humphries, mas o número um mundial voltou a impor-se com quatro 180 e dois checkouts acima de cem, selando o triunfo com classe ao fechar com 104 pontos através de triplo 18, 18 e duplo 16.
Humphries soma agora 11 vitórias nos últimos 12 jogos nesta prova e vai defrontar o escocês Cameron Menzies na próxima ronda.
Menzies tinha já surpreendido o campeão mundial de 2018, Rob Cross, por 3-1 num duelo irregular mas cativante que abriu a noite.
Apesar de desperdiçar oito dardos de match, Menzies acabou por fechar o encontro com duplo 4, depois de ter registado uma média superior a 98,02 no segundo set e de ter conseguido seis 180 contra apenas um do adversário.
A noite de quinta-feira traz os últimos duelos dos oitavos de final, com Dirk van Duijvenbode a medir forças com Daryl Gurney, Jonny Clayton frente a Luke Woodhouse, Luke Littler a defrontar o campeão em título Mike De Decker e Gerwyn Price a enfrentar Josh Rock.