Littler precisou de menos de 12 minutos para assegurar um triunfo por 2-0 frente ao também jovem talento Van Veen, carimbando assim o apuramento para a próxima ronda. Apesar da derrota, Van Veen registou uma média extraordinária de 106,47, superando o recorde de Alan Warriner-Little, que já durava há 24 anos.
“O Gian faz-me dar o meu melhor, e o contrário também acontece”, afirmou Littler, que também terminou com uma média superior a 105. “Conseguir a minha primeira vitória neste palco é incrível. No double-start tudo pode acontecer, por isso espero voltar a apresentar este nível na segunda ronda.”
Van Gerwen, por sua vez, apresentou uma exibição irregular frente ao compatriota Dirk van Duijvenbode, que chegou a ameaçar um resultado sem resposta, e acabou derrotado em sets diretos.
Gerwyn Price passou por um susto antes de superar Ryan Searle por 2-1. O galês perdeu o primeiro set e parecia em apuros, mas forçou um terceiro set decisivo e acabou por vencer frente a um Searle em grande forma.
Noutros encontros, o belga Mike De Decker bateu o escocês Peter Wright e vai agora defrontar Littler na próxima ronda.
Josh Rock recuperou para vencer Ryan Joyce, Luke Woodhouse superou Damon Heta, e Jonny Clayton derrotou Andrew Gilding, todos por 2-1. Rock vai reencontrar Price na próxima ronda, enquanto Woodhouse mede forças com Clayton.
Daryl Gurney surpreendeu Ross Smith com um triunfo em sets diretos e vai defrontar Van Duijvenbode a seguir.
A segunda ronda arranca na quarta-feira, com o número 1 do mundo Luke Humphries a defrontar o polaco Krzysztof Ratajski. Stephen Bunting mede forças com Danny Noppert, enquanto Gary Anderson e Rob Cross enfrentam Joe Cullen e Cameron Menzies, respetivamente.
Resultados de terça-feira
Luke Woodhouse 2-1 Damon Heta (3-0, 0-3, 3-2)
Daryl Gurney 2-0 Ross Smith (3-0, 3-1)
Jonny Clayton 2-0 Andrew Gilding (3-1, 3-2)
Gerwyn Price 2-1 Ryan Searle (0-3, 3-2, 3-1)
Luke Littler 2-0 Gian van Veen (3-2, 3-0)
Dirk van Duijvenbode 2-0 Michael van Gerwen (3-0, 3-2)
Mike De Decker 2-1 Peter Wright (1-3, 3-1, 3-1)
Josh Rock 2-1 Ryan Joyce (1-3, 3-1, 3-2)
Jogos de quarta-feira
Cameron Menzies x Rob Cross
Stephen Bunting x Danny Noppert
Luke Humphries x Krzysztof Ratajski
Joe Cullen x Gary Anderson