O número quatro do mundo, Bunting, saiu de uma desvantagem de 6-4 para vencer por 12-10, com uma média de 108 na reta final (92,71 no total) e afastando uma reação tardia do escocês - incluindo uma perna de desempate - para avançar para a próxima jornada.
"Estava muito, muito nervoso por jogar contra uma lenda do desporto neste palco, tentei esquecer isso, mas durante o jogo simplesmente não consegui", disse Bunting à Sky Sports após o encontro.
"Estou feliz com a vitória, mas preciso mesmo de ir para a cama - estou exausto", assumiu.
"Tenho um enorme respeito pelo Gary. Ele é um jogador de qualidade, um dos melhores que já passaram pelos palcos. Que vitória na minha carreira. Vamos de novo. Senti-me nervoso de qualquer forma. Tinha o Theo, o Toby e a esposa connosco esta noite, mas já passámos e agora posso relaxar", afirmou.
Wade avança com facilidade
Mais cedo, James Wade manteve a sua impressionante forma, com uma vitória por 11-5 sobre Wessel Nijman.
O nono cabeça de série fez 128 para deixar 140, depois acertou 100 para preparar o duplo topo – que encontrou à primeira tentativa.
A impressionante vitória garante-lhe mais um lugar nos quartos de final do Matchplay, com uma média de 102,5.
Gian van Veen prolongou a sua impressionante campanha de estreia com uma vitória imponente por 11-5 sobre o também neerlandês Danny Noppert, no jogo de abertura da noite.
Van Veen quebrou logo no início para liderar por 7-2 e nunca mais olhou para trás, com uma média de 94,94 e acertando uns impressionantes 44% (11/25) dos seus checkouts para marcar um duelo nos quartos de final com Wade.
Clayton no controlo
Jonny Clayton completou a lista de qualificados para os quartos de final da noite com uma vitória por 11-9 contra o belga Mike De Decker, selando a vitória com um bullseye depois de uma exibição dominante no oche.
"Não foi experiência nenhuma", disse Clayton após a vitória, o que significa que vai defrontar Bunting na próxima jornada.
"Ninguém lançou nem perto do que podemos, eu tive muita dificuldade, o Mike teve muita dificuldade. É um daqueles jogos em que fico contente por ter passado à frente. Acho que estava a pensar demasiado no jogo, sei o quão bom o Mike é. Não joguei com um sorriso no rosto, estava a pensar demais nas coisas. Hoje não consegui encontrar nada. Espero que na quinta-feira possa fazer melhor. Estou aqui para ganhar o torneio. Sou um galês orgulhoso, estou aqui pelos adeptos", afirmou.
Os jogos da segunda jornada continuam esta quarta-feira com Andrew Gilding contra Dirk van Duijvenbode antes de Chris Dobey enfrentar Gerwyn Price, Luke Littler joga contra Jermaine Wattimena e Michael van Gerwen enfrenta Josh Rock.