Mais

Dardos: Van Gerwen vence Littler e acaba com a seca de títulos com a sexta coroa da World Series

Van Gerwen termina a seca de títulos com a coroa das Finais da World Series
Van Gerwen termina a seca de títulos com a coroa das Finais da World SeriesKelly Deckers / PDC
Michael van Gerwen pôs fim à sua espera de dois anos por um grande título da PDC com uma sexta vitória recorde nas Finais da World Series of Darts em Amesterdão, batendo Luke Littler diante de uma multidão apaixonada em casa.

O neerlandês, cujo último triunfo na Premier aconteceu neste evento em 2023, fez recuar os anos com um fim de semana de dardos de alta octanagem, culminando com uma vitória por 11-7 sobre o prodígio adolescente.

Foi o seu primeiro troféu desde essa vitória e a sua mais recente afirmação de que, apesar das recentes dificuldades, continua a ser uma força formidável.

“Tenho arrepios, é incrível segurar um troféu novamente,” refletiu um emocionado Van Gerwen, que comemorou a vitória no palco com a sua filha Zoe. 

“Toda a gente sabe que passei por um período difícil nos últimos meses, mas ganhar em frente ao meu público significa muito para mim. Estava a jogar dardos fantásticos, e isso dá energia, dá alegria, e estou muito contente por ter conseguido atuar assim. Significa o mundo para mim. Tive de ir muito fundo para fazer isto. Continuo a adorar o que faço e espero que este seja o início de um futuro brilhante para mim", acrescentou.

Tendo sobrevivido a dardos de match contra Wessel Nijman e Rob Cross no início do fim de semana, Van Gerwen soltou-se no Dia das Finais.

Fez uma média de 106 para despachar o n.º 1 do mundo, Luke Humphries, e depois afastou-se de Josh Rock nas meias-finais antes de marcar uma repetição da final do Campeonato do Mundo de janeiro.

Littler, que estava a tentar conquistar títulos Premier consecutivos pela primeira vez, começou de forma brilhante e empatou a 3-3 com um 10-darter. Mas Van Gerwen respondeu com uma explosão de pontuação, incluindo uma quebra de 11 dardos, para assumir o controlo.

Littler lutou para chegar à igualdade em 6-6, mas Van Gerwen, aplaudido por um público partidário no AFAS Live, voltou a afastar-se. Selou a vitória em grande estilo com um checkout de 130 no duplo cinco.

Van Gerwen vence em casa
Van Gerwen vence em casaPDC

Littler lutou para superar um sorteio exigente, passando por Ross Smith num quarto de final de alto nível e fazendo cinco pernas sucessivas para surpreender Gerwyn Price nas meias-finais. Mas admitiu que o melhor jogador tinha prevalecido.

“Foi mais um bom torneio para mim,” refletiu Littler.

“Michael estava a jogar alguns dos seus melhores dardos este fim de semana. É bom vê-lo de volta. Ele passou por um período difícil, mas se continuar a jogar assim, vamos ter grandes batalhas", acrescentou.

A campanha de Rock até aos quatro melhores incluiu uma vitória convincente sobre Mike De Decker, enquanto Price recuperou de desvantagem para vencer Raymond van Barneveld e Chris Dobey antes de cair frente a Littler.

Para Van Gerwen, no entanto, o fim de semana foi sobre redescobrir a vantagem que outrora o tornou intocável.

Recorde as estatísticas da partida

Resultados

Quartos de final

Josh Rock 10-6 Mike De Decker

Michael van Gerwen 10-5 Luke Humphries

Luke Littler 10-8 Ross Smith

Gerwyn Price 10-8 Chris Dobey

Meias-finais

Michael van Gerwen 11-6 Josh Rock

Luke Littler 11-10 Gerwyn Price

Final

Michael van Gerwen 11-7 Luke Littler