O tricampeão mundial, que procura um sexto título recorde no evento, viu-se repetidamente nas cordas contra o jogador de 24 anos, que liderava por 2-0, 3-1 e 5-4.
Nijman falhou um dardo de partida na penúltima perna, antes de Van Gerwen reagir, selando a vitória com uma média de 104,75 e um duplo 18 clínico após uma sublime preparação de 174.
"Estou muito satisfeito com este resultado", disse Van Gerwen, que conquistou o título em 2015, 2016, 2017, 2019 e 2023.
"Wessel é um grande jogador e a sua pontaria de cobertura foi fenomenal esta noite, mas eu senti-me muito bem durante todo o jogo. Acho que esta foi uma das minhas melhores prestações nos Países Baixos em muito tempo, e isso dá-me muita alegria", assumiu.
Van Gerwen enfrentará Rob Cross na segunda jornada, depois de o campeão mundial de 2018 ter segurado o neozelandês Haupai Puha por 6-3, acertando 60% das suas duplas numa forte exibição de abertura.
Também na noite de abertura, Luke Humphries sobreviveu aos dardos de partida, vencendo James Wade por 6-5 numa disputa nervosa.
"Foi uma atuação estranha", disse o número 1.º do mundo, que fez pernas de 14 e 13 dardos para virar uma desvantagem de 5-4.
"Num minuto foi ótimo, no outro muito mau. A minha consistência ainda não está lá, mas estou a trabalhar para voltar à minha forma e estou satisfeito por vencer. Tive muita sorte por o James ter falhado aqueles dois dardos de partida, mas quando passo a primeira jornada, sou normalmente perigoso e agora estou com mais fome do que nunca", acrescentou.
Stephen Bunting ficou desapontado com a derrota por 6-4 para o neerlandês Danny Noppert, 2.º.
A recompensa de Noppert é um confronto com o vencedor da Taça do Mundo, Josh Rock, que derrotou Krzysztof Ratajski por 6-3, terminando com um checkout de 121 no bull.
O australiano Damon Heta conseguiu uma vitória dominante por 6-1 sobre Joe Cullen, enquanto Mike De Decker superou Gabriel Clemens por 6-3.
Kevin Doets também avançou, derrotando o seu compatriota Jermaine Wattimena, apesar de ter sobrevivido a quatro dardos de partida.
Na sessão da tarde de sábado, o atual campeão Luke Littler inicia a sua campanha contra Simon Whitlock.
Gerwyn Price e Jonny Clayton enfrentam adversários americanos, Danny Lauby e Jason Brandon, respetivamente, enquanto Raymond van Barneveld enfrenta o norueguês Cor Dekker.
Nathan Aspinall, Chris Dobey, Ross Smith, Peter Wright e Cameron Menzies também entram em ação.
A segunda jornada segue-se no sábado à noite, antes dos quartos de final, meias-finais e final de domingo.
Resultados
Kevin Doets 6-5 Jermaine Wattimena
Josh Rock 6-3 Krzysztof Ratajski
Damon Heta 6-1 Joe Cullen
Mike De Decker 6-3 Gabriel Clemens
Luke Humphries 6-5 James Wade
Michael van Gerwen 6-5 Wessel Nijman
Danny Noppert 6-4 Stephen Bunting
Rob Cross 6-3 Haupai Puha