Mais

De Jong responde a comparação entre Pedri e Kees Smit: "Deixem-no jogar em paz"

Frenkie de Jong fala à comunicação social antes de um treino com os Países Baixos
Frenkie de Jong fala à comunicação social antes de um treino com os Países BaixosČTK / imago sportfotodienst / Box to Box Pictures/Yannick Verhoeven

O médio dos Países Baixos e do Barcelona, Frenkie de Jong, apelou para que deixem de comparar jovens jogadores a estrelas já consagradas, depois de Ronald Koeman ter comparado o talento do AZ, Kees Smit, ao jogador do Barcelona, Pedri.

O jovem do AZ, Kees Smit, tem sido apontado como a próxima grande estrela dos Países Baixos, após exibições de destaque no Europeu de sub-19 do último verão, em que foi eleito o melhor jogador do torneio, e também frente ao Crystal Palace na Liga Conferência.

O selecionador dos Países Baixos, Ronald Koeman, foi questionado sobre Kees Smit e se o seu momento de forma recente o coloca na corrida por um lugar à Oranje e o antigo treinador do Barcelona não hesitou em traçar paralelos com a estrela espanhola Pedri.

"Vi Pedri jogar uma vez e vejo coisas semelhantes em Smit: a forma como se vira, usa ambos os pés, lê o jogo, percebe o que se passa. Também reparei nisso em Pedri na altura. Sem dúvida, é um jogador que está na minha lista", indicou.

Um dos colegas de equipa de Pedri, Frenkie de Jong, foi rápido a rejeitar qualquer comparação com o seu parceiro do meio-campo.

"Não creio que exista alguém com um jogador como o Pedri, exceto Espanha. Não acho que muitos joguem como ele, por isso não temos ninguém igual," disse De Jong à ESPN.

Falando sobre Smit, De Jong pediu que se dê mais tempo e espaço aos jovens talentos para evoluírem.

"Já o vi jogar. Falei sobre ele com alguns colegas, mas não acho sensato comentar esse tipo de coisas de imediato," acrescentou De Jong.

Pedri e Frenkie de Jong em duelo na reunião da Liga das Nações da UEFA em abril entre Espanha e Países Baixos
Pedri e Frenkie de Jong em duelo na reunião da Liga das Nações da UEFA em abril entre Espanha e Países BaixosČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

"Não acho que seja prudente dizer muito nesta fase. Não creio que ajude o rapaz criar demasiadas expectativas ou fazer afirmações exageradas. É um jogador com muito talento e pode tornar-se excelente, mas penso que devemos deixá-lo jogar futebol em paz e depois veremos. Não acredito que compará-lo a jogadores como Pedri o influencie necessariamente, mas por que razão devemos fazer afirmações quando não sabemos o que vai acontecer? Percebo que isso gera entusiasmo, mas não penso que o beneficie se eu disser demasiado neste momento", finalizou.

Frenkie de Jong e os Países Baixos defrontam a Polónia a 14 de novembro e a Lituânia a 17 de novembro nas duas últimas partidas de qualificação para o Mundial.