Devido ao triste episódio, o jogo foi adiado pelos organizadores. Segundo informações, Rossa começou a sentir-se mal depois do almoço. O defesa dirigiu-se com a comitiva para a partida, mas acabou por falecer no estádio, não resistindo a uma paragem cardíaca.
O Águia de Marabá manifestou-se sobre o falecimento de Afonso Rossa nas redes sociais.
"O Águia de Marabá lamenta profundamente o falecimento do defesa da equipa Sub-20, Afonso Rossa, natural do Rio Grande do Sul, que se sentiu mal momentos antes da partida contra o Carajás, para a Taça Pará Sub-20, que foi cancelada. O clube está a dar todo o apoio necessário aos familiares", escreveu o clube paraense.
Outra manifestação de pesar veio da Federação Paraense de Futebol, responsável pela organização do torneio de base.
"O Águia de Marabá perde não só um jogador talentoso, mas também um jovem cheio de sonhos e potencial, cuja paixão pelo futebol inspirava todos ao seu redor. A ausência de Afonso será sentida por todos os seus colegas de equipa, treinadores, amigos e familiares, que agora enfrentam um momento de imensa dor e luto", escreveu a entidade.
Além do Águia de Marabá, Afonso Rossa atuou nas equipas de formação de São José, Jaú e Aimoré, equipas de seu estado natal, o Rio Grande do Sul.