Mais

Depois de brilhar como jogador, Franck Ribéry obtém licença de treinador

Franck Ribéry teve os seus melhores dias de jogador no Bayern de Munique
Franck Ribéry teve os seus melhores dias de jogador no Bayern de MuniqueTASR / DPA
Franck Ribéry (41 anos) retirou-se do futebol profissional em outubro de 2022, mas pretende continuar a sua carreira no futebol. E quer claramente estabelecer-se como treinador.

A sua única experiência até agora foi na Salernitana, em Itália, onde ainda fazia parte da equipa técnica em março. Depois disso, porém, concentrou-se nos estudos para obter a licença A. O diário desportivo francês L'Équipe informa agora que já a obteve.

O ex-jogador da seleção gaulesa conquistou todos os títulos possíveis nos clubes, especialmente no Bayern de Munique. No entanto, não ganhou nenhum troféu com a seleção nacional, embora a sua participação na final do Campeonato do Mundo de 2006 não possa ser considerada um fracasso.

Na altura, Ribéry teve de assistir com tristeza à conquista do troféu pelos italianos. No entanto, é o ambiente da Península Apenina que se tornou a sua casa nos últimos anos. Agora, Ribéry gostaria de estar entre os grandes treinadores.

Os últimos números da carreira de Franck Ribéry
Os últimos números da carreira de Franck RibéryFlashscore

Durante mais de um ano, teve de frequentar cursos em Coverciano, onde a equipa nacional italiana tem a sua sede técnica. Entre os seus "colegas de turma" estava Samir Handanovic, antigo guarda-redes da seleção eslovena. Outros nomes conhecidos, como Alessandro Diamanti e Domenico Criscito, também estiveram presentes. A propósito, o L'Équipe acrescenta que o estreante do ano foi Gianmarco Pioli, o filho de Stefano Pioli, de 32 anos, que está atualmente sem contrato depois de ter acabado no AC Milan.

Os próximos passos de Ribéry podem levar primeiro às esferas inferiores da Itália. O jogador pode agora ganhar experiência oficialmente na Série C, a terceira divisão local, na formação ou nas equipas femininas.

Em todo o caso, também pode regressar a casa, uma vez que a licença A permite-lhe obter uma licença de treinador BEPF, que lhe possibilita treinar qualquer equipa sénior em França.