Em casa, o Guangzhou, 17.º classificado, foi goleado pelo Changchun Yatai (4-1), numa ronda em que os rivais Guangzhou City, que ocupam o 15.º lugar e primeiro acima da liga de água, levaram a melhor no reduto do Shenzhen (3-0), aumentando para seis os pontos de diferença quando falta apenas disputar uma partida.
Com esta conjugação de resultados, o histórico emblema chinês vê confirmada a queda ao segundo escalão de futebol do país, depois de um passado recente marcado por muita bonança, não só em termos de conquistas, como também no que diz respeito ao nível dos atletas com que contou nos seus plantéis.
O Guangzhou foi mesmo um dos clubes que mais gastou durante o período de forte investimento no campeonato chinês, tendo garantido jogadores como Darío Conca, o ex-FC Porto Jackson Martínez, o ex-Benfica Talisca ou Paulinho, que teve duas passagens pelo clube, primeiro proveniente do Tottenham e, depois, do Barcelona.
Recentemente, a Liga chinesa implementou várias medidas para contenção de gastos, entre as quais um teto salarial para jogadores estrangeiros, que afastou os grandes nomes do país.