Mais

Depois de uma longa lesão, Jakob Ingebrigtsen quer acreditar no ouro em Tóquio

Jakob Ingebrigtsen na China, em março passado
Jakob Ingebrigtsen na China, em março passadoLINTAO ZHANG/Getty Images via AFP
Depois de se ter lesionado no tendão de Aquiles na primavera, o campeão olímpico dos 5000 metros, Jakob Ingebrigtsen, vai regressar aos campeonatos do mundo em Tóquio (13-21 de setembro) e disse na sexta-feira que queria acreditar no ouro, apesar de uma época "miserável".

"Sou um concorrente e não quero apenas participar. Quero ser capaz de lutar para ganhar. Se estou na partida, é porque estou a lutar pelo ouro", disse o norueguês de 24 anos numa conferência de imprensa.

Selecionado para os 1500m e 5000m no Japão, Ingebrigtsen sonha em conquistar o título mundial que lhe falta nos 1500m. Mas sabe que vai começar sem ter tido a melhor preparação possível.

"Esta época tem sido bastante infeliz para mim", admitiu. "Começou muito bem dentro de portas (duplo campeão do mundo nos 1500m e 3000m em março) e fiz bons treinos, mas depois lesionei-me no tendão de Aquiles, o que é realmente o pior cenário possível", explicou.

O norueguês, que também é campeão olímpico nos 1.500m em 2021, já tinha desistido da época de inverno em 2024 devido a uma lesão no tendão de Aquiles, que tinha aproveitado para curar antes dos Jogos Olímpicos de Paris, onde ganhou o ouro nos 5.000m (4.º nos 1.500m).

Mas para chegar a Tóquio, "foi uma verdadeira corrida contra o tempo", admitiu. "Se estou na partida, é porque quero tentar ganhar e quero acreditar que posso ganhar".

"Estou a melhorar todos os dias e as últimas semanas de treino foram muito boas, por isso há esperança", acrescentou.

Ingebrigsten ganhou dois títulos olímpicos (2021, 2024) e dois títulos mundiais (2022, 2023) nos 5.000m, mas nunca ganhou um Campeonato do Mundo ao ar livre nos 1.500m, a sua disciplina favorita.