Murisier, cujo único pódio anterior na Taça do Mundo foi um terceiro lugar no slalom gigante em Alta Badia em 2021, foi o terceiro a sair do portão na pista Birds of Prey e entregou uma corrida impressionante de 1min 40.04sec.
Odermatt, que esquiou em oitavo lugar, marcou 1:40.24 para terminar em segundo e o esloveno Miha Hrobat terminou em terceiro com 1:40.39 na primeira corrida de velocidade da temporada.
A alegria dos suíços com o duplo resultado foi atenuada pela preocupação com Arnaud Boisset, de 26 anos, que sofreu um forte acidente e foi retirado da pista num trenó.
Mas para Murisier, de 32 anos, foi uma vitória há muito esperada.
"É fantástico", disse.
"Sonhei com isto durante muitos anos. Tive tantos momentos baixos com lesões e cirurgias. Já nem sequer sonhava com isto. Consegui-lo agora, num percurso tão bom, estou muito orgulhoso", acrescentou.
Também ficou muito contente por partilhar o pódio com o seu bom amigo Odermatt.
"Tenho de lhe agradecer. Ele ajudou-me muito quando eu estava a sofrer", disse Murisier.
Odermatt, que conquistou o terceiro título consecutivo da Taça do Mundo, bem como os títulos de downhill, super-G e slalom gigante na época passada, alcançou o seu primeiro pódio da nova época, depois de não ter conseguido terminar o slalom gigante de abertura da época em Soelden, Áustria.
Foi a segunda vez que Odermatt foi vice-campeão de downhill em Beaver Creek, tendo ficado em segundo lugar para o norueguês Aleksander Aamodt Kilde em 2022.
Essa foi a última vez que os homens correram em Beaver Creek, com neve pesada e ventos fortes a forçar o cancelamento no ano passado.
O norueguês Kilde, que completou duplas de downhill e super-G em Beaver Creek em 2021 e 2022, anunciou em outubro que perderia toda a temporada após complicações na sequência de uma cirurgia no ombro, após o seu acidente em Wengen em janeiro passado.
O francês Cyprien Sarrazin, que na época passada disputou com Odermatt a coroa de downhill, terminou em nono lugar, a 1,03 segundos de Murisier.
O americano Sam Dupratt também sofreu um forte acidente e foi retirado num trenó de resgate.
O evento de Beaver Creek continua com um super-G este sábado e um slalom gigante no domingo.