Mais

Luta contra o tempo em Bischofshofen após avalanche catastrófica

Saltos de esqui de Bischofshofen
Saltos de esqui de BischofshofenProfimedia
Faltam pouco mais de duas semanas para a final do Torneio de 4 Colinas em Bischofshofen. Entretanto, o desastre aconteceu no domingo - uma avalanche desceu a colina. Primeiro, é necessário remover centenas de toneladas de neve e, depois, reparar a colina de aterragem. Os custos são enormes.

Já no dia 6 de janeiro, a final do Torneio das Quatro Colinas terá lugar no Paul-Außerleitner-Schanze, em Bischofshofen, na Áustria. No entanto, desde domingo à noite, houve relatos da Áustria de que o evento está em perigo.

A razão foi um acidente ocorrido no domingo, na própria colina. A uma distância de cerca de 100 metros, ocorreu um deslizamento de terras das massas de neve e da rede de suporte. Os danos cobriram a área desde as rampas até à pista, onde centenas de toneladas de neve estão agora depositadas.

A catástrofe ocorreu devido a uma forte queda de neve, seguida de fortes chuvas, aumentando a carga sobre a própria colina. A operação de limpeza será certamente extremamente dispendiosa, mas o valor ainda não é conhecido.

Manfred Schützenhofer, presidente do clube de esqui local e anfitrião da instalação, só revelou até agora que se está a falar de centenas de milhares de euros.

No entanto, Schützenhofer garantiu que a competição não está em perigo, mesmo que isso signifique trabalhar 24 horas por dia e nos feriados.

"Desde segunda-feira de manhã que estamos a limpar a lixeira com uma escavadora e a puxar as redes de suporte para cima. Também enviámos um camião para Klingenthal, na Saxónia. Eles emprestam-nos as redes. No dia 6 de janeiro vamos saltar como planeado, tudo será feito", assegurou o presidente.