"Malditos idiotas! Estão a destruir a corrida", disse o campeão mundial Henrik Kristoffersen na emissora norueguesa NRK. O atleta de 29 anos tentou mesmo atacar os ativistas e atirou-lhes bolas de neve, tal como o croata Filip Zubcic.
"Não queremos pessoas assim aqui. Deveria haver consequências", disse Henrik Kristoffersen, repreendendo a ação"desrespeitosa" e"desprezível". O companheiro de equipa, o antigo campeão do mundo Sebastian Foss-Solevaag, arrastou um dos activistas deitado na neve para fora da zona da meta.
Caos na zona de chegada
Depois de o austríaco Marco Schwarz, quinto classificado na primeira corrida, ter terminado a sua segunda corrida, instalou-se o caos. Três manifestantes ergueram uma faixa com a inscrição"Listen to the Climate Council" (ouçam o Conselho do Clima) e polvilharam a neve com pó cor de laranja. Os atletas ficaram furiosos.
A corrida foi interrompida durante cerca de dez minutos até que a polícia e os serviços de segurança pusessem ordem no local. "Se eu estivesse neste momento na partida, estaria muito aborrecido", disse o especialista em televisão Felix Neureuther ao microfone do BR_"Por mim, que protestem pacificamente. Vamos conversar ou algo do género".
O diretor de prova da FIS, Markus Waldner, admitiu que ficaram surpreendidos com a ação. "Tínhamos muita polícia aqui, mas não nos sítios certos", disse:"Mas, pelo que ouvi, alguns vikings resolveram as coisas".