Desportos de Inverno: Tess Ledeux abdica dos Jogos Olímpicos de 2026

Tess Ledeux não vai disputar os Jogos Olímpicos
Tess Ledeux não vai disputar os Jogos OlímpicosJOEL SAGET / AFP

Tess Ledeux, afastada das pistas desde março devido a uma concussão cerebral, continua lesionada e desistiu de participar nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina (6-22 de fevereiro), anunciou esta quinta-feira em conferência de imprensa.

"Não vou conseguir participar nos Jogos Olímpicos este inverno. Os prazos são demasiado curtos, os riscos demasiado elevados (...) Vou abdicar desta temporada para concluir o processo de recuperação", explicou a esquiadora de 24 anos.

A savoiarda, medalha de prata em Big Air nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2022, já tinha abdicado do início da temporada na Taça do Mundo para tratar as consequências de uma concussão cerebral diagnosticada após uma queda violenta em competição em Tignes.

O objetivo era regressar às pistas em janeiro, assim que tivesse autorização médica. "Foi uma decisão que se impôs. Há meses que tento recuperar, estar pronta para os Jogos", lamentou.

"Mas tenho dois ou três sintomas que persistem e impedem-me de me projetar numa disciplina em que o risco zero não existe", acrescentou.

A sua ausência é um duro golpe para os Bleus: tricampeã mundial, vice-campeã olímpica, era uma das principais esperanças de medalha francesa em Milão-Cortina.