Mais

Dia Mundial do Teatro: Os cinco melhores atores do futebol

Neymar durante partida da seleção brasileira
Neymar durante partida da seleção brasileiraAdalberto Marques / AGIF / AGIF via AFP
Comemorado no dia 27 de março, o Dia Mundial do Teatro também é lembrado pelas performances artísticas dos jogadores de futebol dentro de campo.

A data foi criada pelo Instituto Internacional do Teatro em 1961, em parceria com a UNESCO, com o objetivo de divulgar e promover a importância da arte para o mundo como forma de expressão. 

A homenagem, no entanto, superou os limites dos palcos dos teatros e atingiu o mundo do desporto, que frequentemente é lembrado por jogadores de futebol quando decidem fazer uma performance com jogadas chocantes, na maioria das vezes para tentar enganar o árbitro da partida para ganhar penáltis ou cartões aos adversários. 

Antes da criação do VAR, usado pela FIFA no Mundial desde 2018, as simulações dos jogadores muitas vezes passavam despercebidas pelos árbitros, mas hoje em dia as situações são mais difíceis de serem usadas. Em alguns casos, as performances acabam a provocar risos entre os adeptos.

O Flashscore preparou uma lista detalhada das cinco maiores performances dos jogadores de futebol, mostrando que alguns nomes famosos poderiam ter feito carreira nos teatros. A Broadway está a perder grandes talentos! 

Deyverson - Final da Libertadores 2021

Deyverson marcou o golo do título da Libertadores em 2021
Deyverson marcou o golo do título da Libertadores em 2021EITAN ABRAMOVICH / AFP

Agora no Atlético-MG, Deyverson ficou famoso em todo o Brasil pelos golos marcados e pelo estilo brincalhão dentro de campo. Na época no Palmeiras, Deyverson marcou o golo do título na vitória por 2-1 contra o Flamengo, aproveitando falha de Andreas Pereira, mas outro lance viralizou e será sempre lembrado pelos adeptos. 

Na reta final da partida, quando o Palmeiras seria campeão, Deyverson criou uma encenação, simulando ter sido agredido nas costas, mas o atacante não observou que o toque havia sido dado pelo árbitro Néstor Pitana, que queria apenas dar sequência à jogada.

Após a queda teatral, o árbitro Nestor Pitana informou o atacante que o lance não seria marcado. O gesto gerou risos de todos que estavam na transmissão da partida e levou os jogadores do Flamengo, desesperados para tentar empatar a partida, à loucura.

Aos 33 anos, Deyverson também jogou pelo Cuiabá no Brasil, até ser negociado com o Atlético-MG, onde foi vice-campeão da Libertadores em 2024 (3-1 para o Botafogo).

Rivaldo - Mundial-2002

O segundo lance mais teatral do futebol mundial aconteceu em 2002, durante o Mundial no Japão e na Coreia do Sul, na partida entre Brasil e Turquia, quando Rivaldo simulou ter sido atingido no rosto quando uma bola foi atirada contra a sua perna.

Rivaldo após ser atingido por turco na perna
Rivaldo após ser atingido por turco na pernaBrian Bahr / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

O confronto entre Brasil e Turquia, na estreia do Mundial, a contar para a primeira jornada da fase de grupos, foi intenso, com vitória da seleção brasileira por 2-1. Já na reta final, Rivaldo queria ganhar tempo e demorou a ir buscar a bola para a marcação de um canto favorável.

Irritado com a demora, o turco Hakan Ünsal chutou a bola na direção de Rivaldo, atingindo-o na perna. Apesar de o lance ter ocorrido a poucos metros do árbitro assistente, o juiz caiu no teatro de Rivaldo e expulsou o jogador adversário.

Os golos da vitória do Brasil foram apontados por Ronaldo e Rivaldo, enquanto Hasan Şaş marcou para a Turquia. As duas seleções voltaram a encontrar-se na mesma edição deste Mundial, na meia-final, com nova vitória da seleção brasileira, desta vez por 1-0.

Neymar - Mundial-2018

Neymar durante partida contra a Suíça
Neymar durante partida contra a Suíça(Photo by ANDRES PINA/PHOTOSPORT / PHOTOSPORT / Photosport via AFP)

O terceiro lance escolhido pelo Flashscore na lista das maiores atuações teatrais envolveu o avançado Neymar, que protagonizou vários rodopios no relvado após sofrer uma falta. O camisola 10 da Seleção Brasileira exagerou na reação e acabou por se tornar alvo de memes nas redes sociais.

A situação ocorreu durante o Mundial de 2018, na Rússia, num jogo contra a Sérvia. O episódio gerou inúmeras brincadeiras nas redes sociais, chegando ao ponto de crianças se atirarem para o chão sempre que ouviam o nome “Neymar”.

A polémica ganhou ainda mais força no encontro seguinte, frente ao México, quando Layún pisou o tornozelo de Neymar e o jogador voltou a contorcer-se com dores. Apesar de ter realmente sofrido a falta, as suas reações foram consideradas exageradas e continuam a ser recordadas até hoje.

A Seleção Brasileira venceu o México por 2-0, com golos de Neymar e Roberto Firmino. Atualmente a jogar no Santos, Neymar construiu ao longo da carreira uma reputação de jogador propenso a simular faltas.

Busquets - Liga dos Campeões 2009/10

Busquets, do Barcelona, em lance com Thiago Motta
Busquets, do Barcelona, em lance com Thiago Motta(Photo by LLUIS GENE / AFP)

A quarta performance teatral em homenagem ao Dia Mundial do Teatro é do médio Sergio Busquets, ídolo do Barcelona e que está atualmente no Inter Miami, dos Estados Unidos. O caso aconteceu durante a partida entre Barcelona e Inter de Milão, na meia-final da Liga dos Campeões da temporada 2009/10.

Durante a meia-final entre Barcelona e Inter de Milão, Busquets caiu no chão após um leve toque de Thiago Motta. O médio cobriu o rosto com as mãos, mas foi apanhado a espreitar entre os dedos para ver se o árbitro daria o cartão vermelho. Thiago Motta acabou por ser expulso, mas o Inter apurou-se para a final.

Campeão europeu naquela temporada, o Inter venceu o Bayern de Munique na final por 2-0. Na meia-final, contra o Barcelona, a equipa comandada por José Mourinho venceu por 3-1 em Milão e perdeu por 1-0 no Camp Nou, garantindo a vaga na final. 

Ashley Young - Premier League 10/11

Young durante partida da Premier League em 2011
Young durante partida da Premier League em 2011(Photo by PAUL ELLIS / AFP)

O quinto caso de grande performance artística de jogadores dentro de campo aconteceu com o lateral-direito Ashley Young, que atualmente está a jogar no Everton. O jogador ficou famoso ao longo da carreira por simular faltas. 

A maior simulação de Young aconteceu quando jogava no Manchester United, no clássico contra o Manchester City, ao atirar-se para o relvado em falta cometida por Milner antes mesmo do contacto com o médio inglês.  

Os sucessivos casos de simulação de Ashley Young na Premier League tornaram o jogador mal visto por adeptos, jogadores e comentadores.