Mais

Diogo Costa e Carolina João continuam quintos em 470 no Troféu Princesa Sofia

Diogo Costa e Carolina João querem repetir presença nos Jogos Olímpicos
Diogo Costa e Carolina João querem repetir presença nos Jogos OlímpicosČTK / AP / Carolyn Kaster
Os velejadores olímpicos Diogo Costa e Carolina João mantiveram-se esta sexta-feira em quinto na frota de ouro de 470 no Troféu Princesa Sofia, em Espanha, enquanto Mafalda Pires de Lima continuou sétima no kite, em Palma de Maiorca.

A um dia da medal race, a última prova da competição, com pontos a dobrar, os portugueses persistiram com o bom desempenho, com Diogo e Carolina, quintos em Paris-2024, a conseguirem um sexto e um 14.º lugares.

Somam agora 61 pontos, em evento liderado pelos britânicos Martin Wringley e Bettine Harris, com 29 pontos, seguidos pelos italianos Elena Berta e Giulio Calabro, com 48 pontos, menos três do que os alemães Simon Diesch e Anna Markfort, que caíram para terceiro.

Dependendo da conjugação de resultados, a dupla nacional ainda pode aspirar, no máximo, à segunda posição.

A outra tripulação portuguesa na classe, de Beatriz Gago e Rodolfo Pires, baixou duas posições e concluiu assim em 20.º, com 110 pontos, uma vez que a medal race se destina aos 10 melhores.

Mafalda Pires de Lima averbou um 10.º e um 11.º e com isso manteve-se em sétimo, com 131 pontos, em evento liderado pela chinesa Wan Li, com 52 pontos: no sábado, a atleta lusa, 14.ª em Paris-2024, até poderá vencer, uma vez que o sistema competivo desta classe prevê agora mais três séries eliminatórias com os oito primeiros - os pontos acumulados deixam de contar -, o que, na prática, lhe permite ainda chegar ao título.

Todos os outros portugueses no Troféu Princesa Sofia competição terminaram hoje o seu desempenho em Palma de Maiorca, incluindo Tomás Pires de Lima, que venceu a frota de prata de kite, o 26.º da geral, com 98 pontos, após dois segundos lugares e um sexto, concluindo com folgados 21 pontos de avanço para o 27.º.

Em Ilca 7, na frota de prata, Lourenço Mateus venceu uma das regatas e com isso subiu nove posições, concluindo em 66.º, enquanto João Pontes galgou 10 posições para terminar em 88.º e Francisco Fonseca, na frota de bronze, a ser 132.º.

Em Ilca 6, igualmente na frota de prata, Maria Figenschou e Luísa Peres mantiveram as posições de véspera, respetivamente 89.ª e 93.ª.

Em iqfoil, Ricardo Correia permaneceu em 91.º.

Portugal está representado no Troféu Princesa Sofia, uma das duas provas da época a juntar todas as classes olímpicas, juntamente com a francesa semana de Hyeres, com 12 competidores, distribuídos por cinco classes.


Menções