"Se não é a mais importante, é uma das duas ou três vitórias mais importantes que experimenciei", resumiu Djokovic sobre o torneio em Melbourne: "Este foi um dos torneios mais difíceis que já joguei. Especialmente depois do que aconteceu no ano passado - com as circunstâncias e a pressão. Obrigado a todos os que me acolheram tão calorosamente este ano".
Recorde aqui as incidências do encontro
Djokovic disse estar "orgulhoso" da "tremenda energia mental" em que transformou as manchetes que o rodearam. Comparou as suas emoções a um "balão sem ar":
"Agora tudo está a cair. Hoje vou celebrar com os meus compatriotas e fãs sérvios - provavelmente não vou dormir muito".
John McEnroe, sete vezes vencedor do Grand Slam, também comentou após o jogo. Ele disse nunca ter visto Djokovic, que venceu a final do Open da Austrália contra Stefanos Tsitsipas em três sets, "tão emocionado".
O sérvio também se referiu às dificuldades de vir de um país mais pequeno do que outros atletas e que não desfruta da mesma atenção mediática:
"Deve ser sempre permitido sonhar em grande. Eu e o Stefanos vimos de países pequenos. Não tínhamos exemplo de compatriotas para admirar e emular. Mas tudo é possível. E penso que quanto mais difícil for a juventude e as circunstâncias, mais se sabe como lidar com ela. Somos o exemplo perfeito disso," vincou.
Os parabéns vieram também do rival Nick Kyrgios, que desistiu do Open da Austrália pouco antes do seu início devido a uma lesão:
"Criámos um monstro. Muito bem feito, Novak Djokovic. Sentei-me no sofá e desfrutei de todo o espectáculo".