Mais

Djokovic presta homenagem ao falecido Nikola Pilic, o seu "pai do ténis"

Djokovic no Open dos Estados Unidos.
Djokovic no Open dos Estados Unidos.TIMOTHY A. CLARY/AFP

Novak Djokovic prestou homenagem na quarta-feira à lenda croata do ténis Nikola Pilic, que foi o seu mentor e "o seu pai do ténis".

Pilic, finalista de Roland Garros em 1973 e cinco vezes vencedor da Taça Davis como capitão, morreu na segunda-feira. Teve uma grande influência em Djokovic, que entrou para a sua academia em Munique em 1999, com 12 anos.

"Apoderou-se de mim um sentimento de vazio e tristeza. Espero que saibas o quanto significaste para mim na minha carreira e na minha vida. A tua influência no meu desenvolvimento como homem e como jogador de ténis permanecerá indelével", escreveu o antigo número um mundial e vencedor de 24 títulos do Grand Slam, na quarta-feira, através do Instagram.

Djokovic, 38 anos, disse estar "eternamente grato" a Nikola Pilic e à sua mulher Mija "por me terem acolhido como filho quando tinha 12 anos".

"Quando quase toda a gente nos virou as costas e o nosso país foi devastado por bombardeamentos, vocês e a Mija estenderam-nos a mão", continuou.

"O mais importante é poder chamar-te orgulhosamente 'Sjor Niko, o meu pai do ténis'. Descansa em paz", concluiu Novak Djokovic, que vai disputar o Masters 1000 de Xangai de 1 a 12 de outubro.