- O que espera o presidente da FPA destes Campeonatos da Europa de Pista Coberta?
Bom, antes de mais destacar como primeiro ponto positivo o facto de, quando aqui cheguei, ter encontrado uma Seleção bem-disposta e descontraída, algo que me deixou extremamente feliz porque é sinónimo que os nossos atletas estão bem preparados e sem complexos para competir seja com quem for. Por outro lado, estou extremamente feliz por aqui estar. É a minha segunda competição internacional como presidente da FPA. Creio que os nossos atletas têm boas expectativas, mas claro que sabemos que neste tipo de competições tudo pode acontecer. Eu acredito que temos atletas com nível para serem medalhados, mas aquilo que transmito aos atletas é que se isso não acontecer outras oportunidades surgirão. Desejo as maiores felicidades aos nossos atletas neste dia em que se inicia a competição.
- Estamos num centro de treino, na pista de aquecimento, junto dos atletas antes de entrarem em prova. Alguém como o Domingos que já foi atleta, sente ainda esta pressão, este nervoso miudinho antes das provas?
- Agora que estou noutras funções, é uma outra realidade, outras emoções. Na reunião que mantivemos ontem (quarta-feira) partilhamos vários momentos, de como era no meu tempo de atleta, e agora que estamos aqui num Centro de Alto Rendimento, com condições extraordinárias, realmente é digno de ver este tipo de condições, e estamos também a recolher informações… porque apesar do muito que tem sido feito, em Portugal ainda não temos condições como estas. Temos um País maravilhoso, com grandes atletas, e é este tipo de condições que também lhes queremos proporcionar, não só para eles, mas também para os atletas internacionais que queiram deslocar-se e estagiar em Portugal. Dentro da nossa realidade e das nossas possibilidades vamos, enquanto FPA, fazer o que pudermos e é por isso que queremos avançar rapidamente com a Casa das Seleções, que vai nascer na Marinha Grande e que iremos dotar com as melhores condições sempre a pensar nos nossos atletas, nos técnicos… e de certeza que, pouco a pouco, iremos lá chegar.
- Uma palavra final para convidar os nossos compatriotas…
- Sim, quero convidar todos os portugueses a verem os nossos atletas através da RTP, a assistirem a estes Campeonatos da Europa e mais uma vez desejar as maiores felicidades para todos.