Mais

Duas embarcações da Ocean Race atacados por orcas a oeste de Gibraltar

As duas orcas atacaram o leme
As duas orcas atacaram o lemeTwitter/The Ocean Race
A equipa JAJO e a Mirpuri Trifork Racing viveram momentos de pânico quando um grupo de orcas atacou os lemes dos seus barcos no Oceano Atlântico, a oeste de Gibraltar, durante uma das etapas da Ocean Race Sprint.

O VO65 Team JAJO e o Mirpuri Trifork Racing, que participam atualmente na Ocean Race, estiveram sob grande tensão devido a um ataque de orcas durante a corrida. Felizmente, ninguém ficou ferido e não houve danos materiais, mas as tripulações ficaram chocadas.

"Fomos atacados por orcas há 20 minutos", disse Jelmer van Beek, capitão da equipa JAJO, após o incidente, que ocorreu por volta das 14:50. O experiente velejador relatou o incidente com sentimentos contraditórios.

"Três orcas vieram diretamente na nossa direção e começaram a bater nos lemes. É impressionante ver as orcas, animais muito bonitos, mas foi também um momento perigoso para nós, enquanto equipa. Baixámos as velas e reduzimos a velocidade do barco o mais rapidamente possível e, felizmente, após alguns ataques, elas desapareceram... Foi um momento aterrador", explicou.

As orcas actuaram numa zona onde os ataques de orcas a barcos são comuns. Mais concretamente, aconteceu no Oceano Atlântico, a oeste de Gibraltar, onde estes cetáceos estão habituados a bater, empurrar e morder os cascos e lemes dos barcos, que por vezes sofreram danos que quase os fizeram afundar.

Uma vez terminada a provação, os organizadores da regata publicaram um vídeo do que aconteceu e enviaram uma mensagem de alívio: "Na sua aproximação a Gibraltar esta tarde, a equipa JAJO encontrou um grupo de orcas que causou um momento aterrador a bordo do VO65. Felizmente, a tripulação e o barco saíram ilesos. O barco holandês capitaneado por Jelmer van Beek está de regresso a Génova", declarou a Ocean Race.


Menções