Mais

Eficácia histórica: Miami Heat venceram Oklahoma City Thunder

Jimmy Butler ajudou os Heat a escrever história
Jimmy Butler ajudou os Heat a escrever históriaAFP
O conjunto da Florida marcou os 40 lance livres que foi chamado a fazer, um recorde na NBA. Stephen Curry regressou com derrota aos Golden State Warriors.

Depois da derrota por um ponto com os Brooklyn Nets, os Miami Heat viram-se do outro lado da moeda e venceram os Oklahoma City Thunder também pela margem mínima (112-111). Um jogo que entrou para a história da NBA.

A 12,9 segundos do final, Jimmy Butler conseguiu colocar a bola no cesto mas acabou por sofrer falta. Sem acusar a pressão do momento, o base marcou e garantiu a vitória da equipa da Florida com 40.º lance livre numa noite em que os Heat não falharam um único destes lançamentos. É um novo recorde da NBA, ultrapassando os 39 feitos por Utah diante de Portland, em 1982. Um recorde no qual também participaram Max Struss, Victor Oladipo, Gabe Vincent e Jamal Cain.

É preciso dar-lhes créditos a ele, conseguiram e foram impressionantes”, desabafou Mark Daigneault, treinador dos Thunder.

Com 23 lances livres concretizados, Jimmy Butler ficou ainda a um do registo máximo da NBA por um jogador: os 24 alcançados por James Harden (2019) e Dirk Nowitzki (2011). Foi ele o líder de uns Heat que entraram em campo sem quatro habituais titulares, ficaram sem Dewayne Dedmon que num momento mais acalorado com a própria equipa foi expulso depois de arremessar um objeto para dentro do campo.

Bridges estraga regresso de Curry

A noite parecia de festa para os Golden State Warriors. Em casa e com Stephen Curry de regresso (tal como Klay Thompson), os atuais campeões da NBA esperavam deixar para trás uma série de duas derrotas consecutivas frente a uns Phoenix Suns que viajaram até à Califórnia sem Devin Booker, Chris Paul e Deandre Ayton.

Stephen Curry regressou depois de lesão
Stephen Curry regressou depois de lesãoAFP

Contudo, a equipa do Arizona tinha outros planos e venceu de forma enfática (125-113). Mikal Bridges (26 pontos, nove ressaltos e cinco assistências) foi a grande estrela da partida, coadjuvado por Damion Lee (22 pontos e sete ressaltos) que recebeu o anel de campeão da NBA, depois de ter feito parte dos Warriors na época passada.

Foi uma grande vitória para nós. Coletivamente mostrámos que somos muito fortes e nunca abanámos”, exultou Monty Williams.

A fazer o primeiro jogo após uma ausência de 11 partidas, Curry terminou a partida com 24 pontos (oito lançamentos convertidos em 22 tontados), enquanto Klay Thompson chegou aos 29 pontos (seis triplos).

Resultados da NBA:

Philadelphia 76ers – Detroit Pistons, 147-116

Miami Heat – Oklahoma City Thunder, 112-111

Toronto Raptors – Charlotte Hornets, 132-120

Utah Jazz – Cleveland Cavaliers, 116-114

Golden State Warriors – Phoenix Suns, 113-125

Portland Trail Blazers – Orlando Magic, 106-109

Los Angeles Clippers – Dallas Mavericks, 113-101.