Mais

Eleições COI: Elite de 109 membros decide sucessor de Thomas Bach

Os membros do COI são eleitos, de quatro em quatro anos, numa lista que integra antigos e atuais atletas
Os membros do COI são eleitos, de quatro em quatro anos, numa lista que integra antigos e atuais atletasGetty Images via AFP
Uma elite de 109 membros do Comité Olímpico Internacional (COI), entre os quais não há qualquer português, vai decidir o sucessor do alemão Thomas Bach, com sete candidatos a apresentarem-se a votos durante a 144.ª Sessão do organismo.

Destes 109 membros do COI apenas 43 foram antigos atletas olímpicos, entre os quais estão dois dos candidatos à presidência: a ex-nadadora zimbabueana Kristy Coventry e o britânico Sebastian Coe, que é igualmente presidente da World Athletics.

Os membros do COI são eleitos, de quatro em quatro anos, numa lista que integra antigos e atuais atletas, presidentes de federações internacionais e membros de comités olímpicos nacionais, além de outros elementos que não têm ligação direta a nenhum organismo.

Os candidatos à presidência do COI têm de ser membros do organismo, com o espanhol Juan Antonio Samaranch JR. a ser o mais antigo entre os sete, uma vez que faz parte do organismo desde 2001.

Na quinta-feira, esta elite de 109 membros do COI reunida em Costa Navarino, na Grécia, vai ser chamada a escolher o sucessor de Thomas Bach, antigo campeão olímpico de esgrima, que atingiu o limite de dois mandatos, depois de ter sido eleito pela primeira vez em 2013.

A eleição, que será presidida por Bach, tem várias regras estritas, como ser feita sem qualquer transmissão televisiva, não permitir a utilização de qualquer aparelho eletrónico, sendo que apenas os membros do COI e os escrutinadores vão poder estar na sala.

Para a votação ser iniciada, terá de haver um quórum mínimo de 50% mais um, e o novo presidente do COI será o primeiro candidato a conseguir uma maioria absoluta.

Antes, o concorrente menos votado é eliminado a cada ronda – em caso de empate, será feita uma votação de desempate.

Em caso de igualdade na derradeira ronda da eleição, uma nova votação será feita até que um dos candidatos tenha a maioria absoluta.

No final de cada volta, o presidente do COI vai apenas anunciar o nome do candidato menos votado, não revelando o número de votos recebido por cada um, sendo que, quando for eleito o novo líder, as portas da sessão serão abertas e voltará a haver transmissão televisiva para ser anunciado o sucessor de Bach.

A 144.ª Sessão do COI realiza-se entre esta terça-feira e sexta-feira, em Costa Navarino, na Grécia, com a eleição do novo presidente a estar marcada para quinta-feira.

Lista dos presidentes:

1894-1896: Demetrius Vikelas (Grécia)

1896-1925: Pierre de Coubertin (França)

1925-1942: Henri de Baillet-Latour (Bélgica)

1942-1952: Sigfrid Edström (Suécia)

1952-1972: Avery Brundage (Estados Unidos)

1972-1980: Michael Morris (República da Irlanda)

1980-2001: Juan Antonio Samaranch (Espanha)

2001-2013: Jacques Rogge (Bélgica)

2013-2025: Thomas Bach (Alemanha)