Mais

Elite do surf português chamada para atacar títulos no Europeu em Santa Cruz

Alunos de surf em Portugal
Alunos de surf em PortugalHans Lucas via AFP
Os melhores surfistas portugueses foram convocados para representar a seleção no Eurosurf 2025, que vai decorrer em Santa Cruz, Torres Vedras, segundo a lista hoje divulgada pela fedeação, que quer renovar o título masculino e alcançar o feminino.

As representantes no quadro feminino são Francisca Veselko, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, que estão atualmente a competir no Ballito Pro, na África do Sul, a segunda etapa do circuito Challenger Series (CS), que dá acesso à elite da Liga Mundial de Surf (WSL).

Do lado dos homens, Afonso Antunes e Frederico Morais, ambos também presentes nas CS, e Guilherme Ribeiro, campeão em título da prova, foram os escolhidos pelo selecionador David Raimundo.

"Renovar o título masculino e conquistar o troféu feminino" são os objetivos expressos pelo técnico, em declarações reproduzidas no comunicado da Federação Portuguesa de Surf (FPS).

David Raimundo realçou ainda a "qualidade e a determinação" da seleção lusa, que tem feito história no surf europeu.

Portugal é o atual detentor do título europeu, conquistado no EuroSurf 2023 em Santa Cruz, numa edição que consagrou Guilherme Ribeiro como campeão individual.

A seleção nacional já havia também triunfado em 2017, na cidade de Bore, na Noruega.

O Eurosurf 2025 vai decorrer pela terceira vez consecutiva em Portugal, durante o Santa Cruz Ocean Spirit, em Torres Vedras, e contará cerca de 150 atletas de equipas oriundas de mais de 16 países, tendo a FPS revelado que está prevista a adesão à prova de mais de 20.000 espectadores.

A convocatória vai ficar completa com a designação dos atletas de longboard, um na seleção masculino e outra na seleção feminina, que vão ser anunciados em breve, segundo a entidade.


Menções