A apresentação da temporada de inverno, entre sábado e 08 de março, vai ser hoje feita, em Pombal, que, no fim de semana de 31 de janeiro e 01 de fevereiro, vai acolher os Nacionais de clubes da terceira divisão, desta vez com final direta.
“Estamos conscientes das dificuldades que a nossa modalidade atravessa, pelo que optámos, por exemplo, pela final direta da terceira divisão, de forma a mitigar custos entre os clubes com menor capacidade financeira. Esta é sempre uma competição emocionante, com luta acesa pela subida de divisão”, detalhou o vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo Sérgio Guedes, em declarações à Lusa.
O responsável destacou ainda a organização, mais uma vez, dos Campeonatos de Portugal em Pombal, em 28 de fevereiro e 01 de março, ambicionando “muito público a apoiar os melhores atletas nacionais”.
No entanto, o calendário em pista curta arranca já este fim de semana com o Nacional de provas combinadas, em Braga, que, em 14 e 15 de fevereiro, vai receber o Nacional de Clubes, com o previsível duelo entre Sporting e Benfica, com os ‘leões’ a defenderem os títulos conquistados em 2025.
“Vamos continuar a apostar na visibilidade da modalidade, de forma a impactar nas escolhas dos jovens na altura de escolherem o desporto que querem praticar e a época de pista curta vai permitir ao público continuar a ter contacto com a modalidade e com os atletas que tanto nos orgulharam no ano passado”, acrescentou Sérgio Guedes.
As competições nacionais em pista curta de 2026, cujo calendário inclui ainda a final nacional do triatlo técnico, no próximo dia 31, em Braga, e os Nacionais de sub-18, em 07 e 08 de fevereiro, e de sub-20, em 21 e 22 de fevereiro, ambos em Pombal, antecedem a disputa dos Mundiais ‘indoor’ Torun2026, entre 20 e 22 de março.
“Os atletas medalhados em 2025 e todos os pretendentes a medalhas este ano têm, na época de inverno, uma etapa de preparação eficaz, com os melhores de Portugal e com a competitividade ao rubro. Recordo que na época passada foram batidos vários recordes nacionais e houve prestações desportivas tremendas (…). Estou certo que vamos ter os atletas num excelente momento de forma, que irá culminar com excelentes resultados, que vão orgulhar todos os portugueses, em Torun”, rematou.
