Mais

Equipa da semana: Guirassy e Nelson lideram uma equipa com um velho conhecido

Guirassy esteve em grande no Borussia Dortmund
Guirassy esteve em grande no Borussia DortmundRalf Treese / DeFodi Images / Shutterstock Editorial / Profimedia
Da Bundesliga à MLS, houve muitos desempenhos de destaque no mundo do futebol este fim de semana, mas quem entrou no nosso onze ideal e quem não entrou?

Aqui está a nossa Equipa da Semana, utilizando as classificações do Flashscore:

A última Equipa da Semana
A última Equipa da SemanaFlashscore

Guarda-redes

Vanja Milinkovic-Savic (Torino) - 8,3

O Torino venceu o AC Milan no fim de semana por 2-1, com grande parte do triunfo a ser atribuído ao guarda-redes Milinkovic-Savic.

O guardião sérvio fez sete das oito defesas na noite de sábado, enquanto o AC Milan acumulava um xG de 2,45, mas acabou por ser derrotado no último lance.

O AC Milan não vence no Torino desde 2021 e, graças a Milinkovic-Savic, essa sequência continuará até a próxima temporada.

Defesas

Givairo Read (Feyenoord) - 9,1

Read recuperou de um cartão vermelho - ainda que fora de campo - na histórica vitória da sua equipa na Liga dos Campeões contra o AC Milan, a meio da semana, para ser a estrela do espetáculo quando o terceiro classificado da Eredivisie saiu de trás para derrotar o Almere City por 2-1 no De Kuip.

O jovem foi o principal artífice, fazendo as assistências para os dois golos, com o segundo a surgir já nos descontos. O seu cruzamento em profundidade encontrou a bota de David Hancko, cujo delicioso remate selou a vitória.

Com um aproveitamento de passes de 89,1%, Read criou cinco ocasiões de golo, mostrando que o seu potencial pode ter um teto muito alto.

Jubal Júnior (Auxerre) - 9,4

O Auxerre surpreendeu o de Marselha no fim de semana com uma vitória por 3-0 e conquistou a sua primeira vitória desde novembro em todas as competições.

Jubal foi o protagonista. O central brasileiro, que passou por Arouca, Vitória SC, Boavista e Vitória FC, marcou dois golos, um de penálti e outro nos descontos da segunda parte.

Para além disso, foi um colosso na defesa, ganhando três dos seus quatro duelos e fazendo 11 desarmes.

Berat Djimsiti (Atalanta) - 9,2

O experiente central da Atalanta foi um dos destaques da goleada de 5-0 sobre o Empoli, que voltou a vencer depois de ter sido eliminado da Liga dos Campeões pelo Club Brugge, a meio da semana.

O albanês ajudou a sua equipa a manter a baliza a zero, ao mesmo tempo que fez um passe para Mateo Retegui continuar a sua boa forma na frente da baliza.

Foi o seu terceiro golo nos últimos três jogos disputados na Serie A (assistência contra Empoli e Hellas Verona e golo contra Torino), depois de não ter participado em nenhum golo nos 21 jogos anteriores na atual competição.

Médios

Jayden Nelson (Vancouver Whitecaps) - 10,0

O nosso primeiro 10 perfeito no onze ideal vem do fim de semana de abertura da MLS, quando Nelson levou o Vancouver a uma goleada de 4-1 sobre o Portland Timbers de Phil Neville, que contava com 10 jogadores.

Nelson brilhou em ambas as partes para os visitantes, usando o seu ritmo no segundo tempo para ir "de costa a costa", correndo quase toda a extensão do campo para marcar o terceiro golo dos Whitecaps. Depois, completou um jogo de três assistências com um golo, mostrando novamente boa velocidade e grande compostura para dar à sua equipa o início perfeito da campanha.

Pascal Gross (Borussia Dortmund) - 9,2

O primeiro dos dois jogadores do Borussia Dortmund a fazer parte da equipa desta semana, Pascal Gross foi o elemento central do meio-campo que levou a sua equipa a golear o Union Berlin por 6-0.

Gross, ex-jogador do Brighton, fez quatro assistências na goleada, sendo que a melhor delas aconteceu no final do jogo, quando escolheu com perfeição Maxi Beier na linha de fundo, com um cruzamento preciso para selar uma exibição magistral do jogador da seleção alemã.

Por incrível que pareça, Gross ainda está à espera do seu primeiro golo na Bundesliga como jogador do Dortmund, mas com exibições como a deste sábado, nem ele, nem os seus companheiros, nem o seu treinador se vão importar.

Mikel Jauregizar (Athletic Bilbao) - 9,2

O Athletic Bilbao goleou o Valladolid por 7-1.

Assim como Gross, o médio Jauregizar foi um ponto de apoio, marcando o golo de abertura aos 10 minutos e dando a Oihen Sancet o quarto golo do Athletic Bilbao na primeira parte.

Mikel Jauregizar foi decisivo na vitória do Athletic Bilbao
Mikel Jauregizar foi decisivo na vitória do Athletic BilbaoOpta by StatsPerform / ANDER GILLENEA / AFP

O médio foi uma ameaça durante toda a vitória, com todos os seus três remates na direção da baliza, e com a bola nos pés fez 84,8% dos seus passes antes de ser substituído aos 64 minutos.

Nico Williams (Athletic Bilbao) - 9,5

A segunda estrela do Athletic Bilbao esta semana é um rosto conhecido: Nico Williams. A sua contribuição para a vitória sobre o Valladolid foi enorme, com o extremo espanhol a marcar dois golos antes de ser substituído a meio da segunda parte.

Williams tem, surpreendentemente, apenas três golos na LaLiga esta temporada e, com o bis, marcou o seu primeiro gol na liga desde setembro - um regresso à forma na segunda metade da campanha ajudaria muito a manter a classificação do clube basco para a Liga dos Campeões.

Avançados

Alexis Claude-Maurice (Augsburgo) - 9,6

O Augsburgo aumentou a sua invencibilidade na Bundesliga para seis jogos no sábado, com uma vitória por 3-0 sobre o Borussia Mönchengladbach, com Claude-Marice a marcar os três golos.

O avançado francês foi letal na frente da baliza para os anfitriões, acertando três dos quatro remates que fez, superando o seu xG em incríveis 2,51.

Os seus nove golos esta temporada no campeonato são três a mais do que qualquer outro jogador do Augsburgo, e se ele conseguir manter essa sequência de golos, a equipa poderá continuar a olhr para a Europa em vez de olhar para baixo na tabela.

Ademola Lookman (Atalanta) - 9,2

Depois de ser criticado pelo treinador a meio da semana, por ter cobrado um penálti apesar de ter sido rotulado como "o pior cobrador já visto", Lookman deu a sua resposta em campo, na vitória da sua equipa sobre o Empoli.

Os dois golos foram marcados com qualidade: mostrou grande domínio de bola e habilidade para driblar o guarda-redes e marcar o primeiro, e no segundo tempo fez um golaço em força..

Parece que o técnico Gian Piero Gasperini vai ter muito em que pensar.

Serhou Guirassy (Borussia Dortmund) - 10,0

Claude-Maurice Alexis teria pensado que seria o seu nome nas manchetes na Alemanha neste fim de semana, mas Guirassy superou-o na já mencionada vitória por 6-0 sobre o Union Berlim.

Guirassy esteve no lugar certo e na hora certa durante todo o jogo, aparecendo para marcar quatro golos no aumento da confiança do Dortmund.

Serhou Guirassy está a oito de Harry Kane no topo da lista de goleadores
Serhou Guirassy está a oito de Harry Kane no topo da lista de goleadoresHESHAM ELSHERIF / NurPhoto via AFP / Opta by StatsPerform

Todos os golos foram marcados à queima-roupa, mas ele tinha de os marcar e não cometeu qualquer erro. O internacional guineense tem agora 13 golos no campeonato esta época, mais quatro do que qualquer outro jogador de preto e amarelo.