Mais

Eric Perrot vence a prova individual masculina de 20 km nos Campeonatos do Mundo de Biatlo

Eric Perrot em ação
Eric Perrot em ação Reuters / Denis Balibouse
O francês Eric Perrot (23 anos) superou uma única falha inicial na carreira de tiro, com uma poderosa demonstração de esqui, para conquistar o ouro na corrida individual masculina de 20 km nos Campeonatos do Mundo da União Internacional de Biatlo, esta quarta-feira.

O atleta de 23 anos completou o percurso em 47 minutos e 58,1 segundos, 52,4 segundos à frente de Tommaso Giacomel, de Itália, que ficou com a prata, e de Quentin Fillon Maillet, que garantiu o bronze para a França, a pouco menos de dois minutos do vencedor.

A brilhante série de resultados que levou o norueguês Johannes Thingnes Boe a conquistar as duas primeiras medalhas de ouro individuais nos campeonatos foi interrompida abruptamente após três faltas na primeira tentativa, o que o levou a terminar fora do top 10.

O tempo quente e o sol radioso em Lenzerheide, na Suíça, deram as boas-vindas aos 97 participantes que partiram para a pista em intervalos de 30 segundos, mas cada tentativa falhada acrescentava um minuto ao seu tempo, e os atletas tiveram de ter cuidado com as rajadas de vento complicadas, que lhes causaram problemas no campo de tiro.

Os favoritos locais Niklas Hartweg e Sebastian Stalder chegaram a ser primeiro e segundo, depois de cruzarem a linha de meta, mas com os concorrentes mais fortes a partirem todos a meio do pelotão, os dois suíços acabaram por ser afastados do pódio.

Perrot, que só falhou o segundo tiro, encontrou o seu ritmo a meio da corrida, acelerando o percurso e acertando os últimos 10 tiros para aumentar a pressão sobre os seus rivais.

O italiano Giacomel foi o que melhor reagiu, tentando acompanhar o ritmo do francês, mas um erro no 19.º dos seus 20 disparos na competição, e a penalização de um minuto que se seguiu, acabaram com as suas esperanças de ganhar a medalha de ouro.