Mais

Espanha x Costa Rica: Duas nações que se defrontam pela primeira vez

Espanha e Costa Rica frente a frente na estreia de ambas no Mundial-2022
Espanha e Costa Rica frente a frente na estreia de ambas no Mundial-2022AFP
A Espanha defronta a Costa Rica na primeira ronda do grupo E do Mundial-2022, naquele que será o primeiro duelo entre ambas as seleções.

O selecionador de Espanha, Luis Enrique, participou em três edições da prova como jogador, mas tem sido criticado pela exclusão de jogadores experientes, o que se comprova pelo facto de 20 dos 26 convocados estarem em estreia num Mundial. Confrontado com a questão, o técnico respondeu: "Como posso duvidar de mim mesmo? Sou o melhor treinador à face da terra". De seguida, explicou a ideia: "Se tenho de convencer os meus jogadores, tenho de me convencer a mim mesmo... Não há melhor treinador que eu. Sei que não é verdade, mas acredito nisso. Dúvidas? Nenhuma".

O treinador espanhol tem sido recompensado pela crença demonstrada em jovens talentos, que serão guados por Sérgio Busquets, o único representante da conquista de 2010. A Espanha alcançou as meias-finais do Euro-2020 no ano passado e liderou o grupo de qualificação para o Mundial-2022. Nos últimos 11 jogos, apenas consentiu uma derrota e é apontada pela Opta como a quarta favorita ao troféu no Catar.

a Costa Rica, de Luis Fernando Suárez, não é uma equipa pressionante e, num grupo forte, que tem também a Alemanha e o Japão, as hipóteses de passagem não chegam a 10%, de acordo com a Opta. Contudo, na sua terceira participação consecutiva na competição, os Ticos tentarão repetir a impressionante campanha de 2014, edição em que chegaram aos quartos-de-final depois de ficar em primeiro lugar num grupo com Inglaterra, Itália e Uruguai.

A Costa Rica quererá surpreender novamente, mesmo depois de uma qualificação mais apagada, que culminou com um triunfo magro sobre a Nova Zelândia (1-0), e chega ao Catar à procura de pôr fim a uma série de seis jogos sem vencer em fases finais do Campeonato do Mundo (três derrotas e o mesmo número de empates, excluíndo grandes penalidades). O plantel de Suárez conta com um grande número de jogadores que já participaram em 2014, e vêm demonstrando a sua capacidade, tendo sofrido uma única derrota nos seus dez últimos jogos.

Principal duelo: Há quem considere que a jovem seleção de Espanha carece de golos, pelo que poderá estar dependente do desempenho de Ferran Torres, jogador do Barcelona, que depois de marcar por quatro vezes em seis jogos na qualificação o Mundial-2022, estará à procura do seu primeiro golo numa fase final. O avançado terá pela frente o veterano guarda-redes da Costa Rica, Keylor Navas, visto como um herói do país e que confirma a sua terceira participação consecutiva na prova. 

Estatística: A Costa Rica concedeu, no máximo, um golo em nove dos seus últimos 11 jogos.

Curiosidade do Mundial: A Espanha só sofreu dois golos na conquista do Mundial-2010, naquele que é o melhor registo entre vencedores do Campeonato do Mundo.

Acompanhe o jogo no Flashscore

O jogo entre Espanha e Costa Rica pode ser seguido através do Flashscore. Confira as principais estatísticas, acompanhe o relato e ouça os comentários em áudio, que iniciam cinco minutos antes do pontapé de saída do encontro. 

Incidências e relato do jogo aqui.

Acompanhe o relato áudio desta partida no Flashscore
Acompanhe o relato áudio desta partida no FlashscoreFlashscore