O selecionador Ricardo Barreiras advertira na véspera, após a goleada à França (7-2), para a importância de Sofia Moncóvio frente à Espanha, tendo em conta o seu papel nos “80% de trabalho tático” dedicado às campeãs europeias e mundiais durante a preparação para o Europeu.
A capitã começou o jogo do banco e de lá assistiu a uma entrada demolidora de Espanha, alicerçada em marcações individuais, grande agressividade defensiva e elevada velocidade de execução, tanto em organização como em transição.
As portuguesas conseguiram alguns ataques e remates, mas Anna Florenza foi mais eficaz, aos cinco minutos, numa emenda fácil após trabalho de Sanjurjo.
A jogadora do Vila-Sana bisou dois minutos depois, ao finalizar um ataque conduzido por Victòria Porta.
As espanholas não abrandaram o ritmo e viram a sua superioridade total no jogo materializada em mais dois golos, aos 15 e 16 minutos, por Piquero, de livre direto, e Elsa Salvaña.
Portugal acusou o peso do resultado, demasiado desnivelado tratando-se das melhores equipas da competição, no ensaio da expectável final, no sábado, e o cenário ficou ainda pior depois de Leonor Coelho ter visto o cartão azul, aos 19 minutos.
O combinado espanhol aproveitou a superioridade numérica para marcar em dose dupla: Anna Florenza completou o hat-trick a finalizar uma bonita triangulação, e dois minutos depois, aos 21, foi Sanjurjo a marcar em remate com nota artística.
O ritmo baixou no segundo tempo, mas as portuguesas não se resignaram e conseguiram reduzir, num remate de raiva de Leonor Coelho, aos 30 minutos.
Estiveram depois em superioridade numérica, após azul a Sanjurjo, mas não tiraram vantagem, assim como na 10.ª e 15.ª faltas espanholas, em livres desperdiçado por Marlene Sousa e Raquel Sousa.
Maria Vieira, na baliza em todo o segundo tempo, acumulou algumas boas defesas, ainda parou a grande penalidade cobrada por Marta González, que se redimiria aos 44 minutos, ao anotar o sétimo de Espanha, antes de Victòria Porta marcar o oitavo e fixar o resultado final.
Com o segundo lugar no Grupo A, Portugal vai defrontar a Inglaterra, terceira do B, nos quartos de final da prova, quinta-feira.