Mais

Europeus de Atletismo: Coelho e Pereira nas decisões, Dongmo e Inchude nas qualificações

Tiago Luís Pereira na final do triplo salto
Tiago Luís Pereira na final do triplo saltoFPA/Sportmedia
João Coelho, nos 400 metros, e Tiago Luís Pereira, no triplo salto, disputam este sábado finais nos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, em Apeldoorn, nos Países Baixos.

Após ter sido operado a um tumor maligno na tiroide, em novembro do ano passado, João Coelho procura melhorar os seus 45,86 segundos do recorde nacional, alcançado em 02 de março de 2024, na Arena Omnisport Apeldoorn.

João Coelho, de 25 anos, cumpre a segunda presença em Europeus indoor, depois de ter sido oitavo em Istambul-2023, enfrentando as duas voltas à pista na corrida decisiva, às 21:10 locais (20:10 em Lisboa) com o quarto melhor tempo das semifinais (46,02).

Antes, a partir das 18:40 locais (17:40 em Lisboa), Tiago Luís Pereira disputa os seis saltos da final do triplo salto, após conseguir a quarta marca da qualificação, espreitando um lugar no pódio, que, a confirmar-se, seria o sexto seguido de Portugal em Europeus indoor.

O triplista do Sporting, de 31 anos, conquistou a medalha de bronze nos Mundiais em pista curta Glasgow-2024, depois dos quartos lugares nos Europeus sob telha Istambul-2023 e ao ar livre Roma-2024.

O atleta natural de Lisboa tem os 17,11 alcançados antes dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020 como recorde pessoal e procura suceder neste historial de medalhas a Nelson Évora, bicampeão em Praga-2015 e em Belgrado-2017 e prata em Glasgow-2019, e a Pedro Pichardo, ouro em Torum-2021 e Istambul-2023.

A jornada começa com o regresso aos grandes palcos de Auriol Dongmo, atual bicampeã europeia, após a fratura de uma perna que a afastou dos Jogos Paris-2024, num concurso em que competem ainda a também sportinguista Jessica Inchude, detentora da terceira melhor marca entre as inscritas, e a individual Eliana Bandeira.

Também na jornada matinal, depois de na véspera se ter sagrado vice-campeã dos 1.500 metros, Salomé Afonso enfrenta a segunda série dos 3.000, procurando um dos seis primeiros lugares que a levem para a corrida decisiva.

Na mesma distância, os estreantes Miguel Moreira e Duarte Gomes partem com a mesma missão, já depois de os velocistas do Sporting Carlos Nascimento e Delvis Santos disputarem as eliminatórias dos 60 metros, que, caso avancem, disputam ainda, na jornada vespertina, as semifinais e a final.

Além da competição, este sábado é também dia de consagração, com as cerimónias de pódio dos 1.500 metros marcadas para o início da tarde, com a subida de Salomé Afonso ao segundo lugar, às 17:42 (16:42), seis minutos antes de Isaac Nader receber a medalha de bronze.