Mais

Europeus de Atletismo: Nascimento bate recorde pessoal rumo às semifinais nos 60 metros

Carlos Nascimento, atleta português
Carlos Nascimento, atleta portuguêsANDREJ CUKIC / EPA / Profimedia
O português Carlos Nascimento melhorou este sábado para 6,61 segundos o recorde pessoal nos 60 metros, assegurando, com o segundo lugar na sua eliminatória, a presença nas semifinais dos Europeus indoor, em Apeldoorn, nos Países Baixos.

O velocista do Sporting cumpriu a curta reta da pista da Arena Omnisport Apeldoorn em 6,61 segundos, sendo apenas batido pelo sueco Henrik Larsson (6,59), assegurando uma das quatro vagas de apuramento direto para as semifinais.

“É um resultado muito bom e eu sabia que isto podia acontecer. Ainda não estou satisfeito com o resultado em si, estou satisfeito com a qualificação, mas acredito que é possível baixar dos 6,60. Apesar de ter partido muito bem, cometi alguns erros e deixei-me atrapalhar pelos que se estavam a aproximar”, afirmou Carlos Nascimento.

O atleta natural de Matosinhos, de 30 anos, quinto nos Europeus sob telha Torun-2021, retirou um centésimo de segundo à sua anterior melhor marca (6,62, em 2021), num ano em que tinha 6,64 como tempo mais rápido.

“Acho que foi uma eliminatória em cheio. Começar com um recorde pessoal, deixa-me com boas sensações para as corridas que se vão seguir. Acho que, se conseguir melhorar algumas coisas, e baixar os 6,60, que é um objetivo que tenho há muitos anos, a diferença pode ser essa e, quem sabe, chegar à final, para repetir o feito de Torun-2021”, vincou Nascimento.

A marca deste sábado do velocista leonino fica a oito centésimos do recorde nacional, na posse de Francis Obikwelu (6,53), desde março de 2011, quando se sagrou campeão da Europa, em Paris, correspondendo ao sétimo tempo nas eliminatórias de Apeldoorn-2025, cujo melhor tempo foi alcançado pelo britânico Jeremiah Azu e pelo húngaro Dominik Illovszky (6,58).

Afastado da próxima fase ficou Delvis Santos, com o 35.º registo entre os presentes, ao correr a distância em 6,77, que o deixaram no oitavo e último lugar da quinta série.

“Foi uma boa experiência, eu não sou um atleta de 60 metros. Consegui a terceira ou quarta ou melhor marca da época, não foi suficiente, mas estou satisfeito, porque não me senti nervoso e consegui fazer uma corrida certinha. Podia ter dado mais, se calhar, escorregou-me o pé, mas estou muito contente”, afirmou o também velocista do Sporting, de 25 anos.

As semifinais estão marcadas para este sábado, a partir das 19:10 locais (18:10 em Lisboa), com os mais rápidos de Apeldoorn-2025 a apurarem-se para a final, mais tarde, a partir das 21:40 (20:40), a fechar o programa do terceiro dia dos Europeus.


Menções