Um dia depois da estreia da seleção, que viu Catarina Costa conquistar a medalha de prata em -48 kg, Oto, como é tratado pelo selecionador Pedro Soares, tenta confirmar um bom início de ano, apesar da juventude (21 anos) junto da elite.
O judoca, que compete em -73 kg e é 51.º do mundo (16.º entre os 39 inscritos), fará a estreia no seu segundo campeonato continental na segunda eliminatória, diante do vencedor do combate entre o moldavo Vlad Mitru (253.º) e o montenegrino Jahja Nurkovic (69.º).
Kvantidze, de origem georgiana e que chegou a Portugal aos 14 anos, teve um início de ano surpreendente, ao lutar pelo bronze – terminou em quinto – no conceituado Grand Slam de Paris, e depois ainda foi bronze no Open Europeu de Varsóvia.
Em Podgorica, o judoca começará a competição no tatami 2, entrando apenas ao 15.º combate, já na segunda ronda, de um dia em que as eliminatórias voltam a começar a partir das 10:30 (menos uma hora em Lisboa).
A seleção portuguesa ainda terá também nestes Europeus, as judocas Taís Pina e Bárbara Timo, ambas em -70 kg, na sexta-feira, o mesmo dia em que entrará em ação João Fernando (-81 kg), enquanto os medalhados olímpicos Patrícia Sampaio (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) fecham a participação lusa no sábado.