Mais

Europeus de natação artística: Duas medalhas para Portugal na Taça COMEN

Taça COMEN de natação artística junta países mediterrânicos com nadadores dos 13 aos 15 anos
Taça COMEN de natação artística junta países mediterrânicos com nadadores dos 13 aos 15 anosFederação Portuguesa de Natação
A seleção portuguesa a participar na Taça COMEN de natação artística, que junta países mediterrânicos com nadadores dos 13 aos 15 anos, conquistou esta quarta-feira duas medalhas de bronze, no dueto livre e dueto misto livre, no Funchal.

No Complexo Olímpico de Piscinas do Funchal, onde a Taça COMEN decorre integrada no programa dos Europeus sénior, Maria Almeida e Luísa Maia lograram o bronze no dueto livre, enquanto Rodrigo Carvalho e Elisabete Fortunato alcançaram o mesmo posto no dueto misto livre.

No regresso de Portugal à Taça COMEN, após vários anos de ausência, e a jogar em casa, a dupla feminina do Fluvial Portuense ficou atrás das irmãs Ana e Ivet Rubio, de Espanha, e das turcas Ayca Boru e Selin Hurmerc.

Por sua vez, Elisabete Fortunato e Rodrigo Carvalho, também do Fluvial, foram batidos apenas pelos franceses Carla Pusta e Maceo Vanhee Didieu, campeões, e os neerlandeses Féline Neerincx e Noah van Beest, segundos.

“É uma motivação extra para eles, para trabalharem para o futuro. Sabemos que este ano não havia tantos países como esperávamos, mas tínhamos alguma competição e podia correr muito bem ou muito mal. Temos estes dois pódios, uma vantagem para a modalidade, porque lhe dá visibilidade, e a eles motivação extra para continuar a trabalhar”, disse à Lusa uma das treinadoras que acompanha a seleção juvenil, Beatriz Gama.

Acompanhadas por Sílvia Pinto no clube, as duplas acabaram o exercício sem basemarks (erros de execução de elementos), algo que, para Rita Varandas, técnica que acompanha aqui o grupo no Funchal, “importa muito mais neste escalão”.

“Obviamente que estar no pódio é sempre um motivo de grande alegria, é ver recompensa pelo trabalho desenvolvido. (...) O Rodrigo Carvalho vai agora ter prova, o Europeu júnior, e um resultado positivo dá ânimo”, conta.

O programa da Taça COMEN prossegue para quinta-feira, último dia de competição e também derradeiro dos Europeus sénior, com Portugal em ação, no escalão juvenil, na prova de combinado.


Menções