Mais

Evenepoel deixa promessa: "Estarei a 200% para o Tour"

Remco Evenepoel
Remco EvenepoelMARCO BERTORELLO/AFP
O belga continua fora de ação após a queda: "O Tour está fora de questão, mas fiz um exame e os resultados são muito bons. Finalmente podemos começar a reabilitação, o que é uma boa notícia".

Gravemente ferido em dezembro passado, num acidente de treino, Remco Evenepoel espera estar "em muito boa forma" para a Volta a França 2025, garantiu o próprio ciclista belga, depois de ter sido submetido a exames médicos tranquilizadores na Bélgica.

"Fiz uma ecografia e os resultados são muito bons. Finalmente vamos poder começar a reabilitação, é uma boa notícia", anunciou o bicampeão olímpico numa videoconferência com alguns meios de comunicação social.

O líder da Soudal Quick-Step teve de faltar ao estágio da sua equipa em Calpe, Espanha, e está a lutar para se conformar com o que aconteceu há um mês, com fraturas que ainda o impedem de treinar, ainda mais depois de ter sofrido outras ainda mais graves num acidente na Volta ao País Basco, em abril.

"Passaram cinco semanas desde a última vez que fiz desporto. É difícil aceitá-lo. Agora, posso retomar os treinos nos rolos, primeiro com muita suavidade, também porque ainda tenho dormência no ombro direito", explicou.

Reinício dos treinos previsto para o início de fevereiro

O recomeço dos treinos de estrada está previsto para 3 ou 4 de fevereiro, pouco mais de dois meses antes da primeira corrida, a Brabant Arrow (18 de abril), antes de passar às outras clássicas das Ardenas.

"É mais fácil começar com corridas de um dia do que com um Paris-Nice ou um Giro de Itália, que estão completamente fora de questão. Não sei em que forma estarei para as Ardenas, mas o objetivo é estar a 200% antes do Tour. Se tudo correr bem, não tenho quase nenhumas dúvidas", afirmou.