Mais

Exclusivo: Arsenal convicto de que Madueke será reforço de sucesso

Noni Madueke no Mundial de Clubes
Noni Madueke no Mundial de ClubesČTK / AP / Jonathan Moscrop
A transferência de Noni Madueke para o Arsenal tornou-se num dos assuntos mais polémicos deste verão. No entanto, dentro dos gunners reina uma confiança tranquila no processo de recrutamento.

Tem sido uma semana estranha no universo dos gunners, já que aquilo que poderia ter sido um negócio de rotina acabou por gerar alguma agitação entre setores da base de adeptos.

Campanhas online apelaram ao clube para desistir da contratação, com mais de 5.000 pessoas a juntarem os seus nomes a uma petição, promovida através da hashtag #NoToMadueke. Os murais no exterior do Emirates Stadium chegaram mesmo a ser vandalizados com a frase "Arteta Out", como forma de protesto.

Mas o Arsenal tem sido claro nos seus motivos para avançar por Madueke.

A equipa técnica identificou a necessidade de garantir uma alternativa fiável a Bukayo Saka, alguém capaz de entrar em campo sem comprometer o nível exibicional da equipa.

Além disso, o Arsenal procura reforços que ofereçam mais perigo nas transições ofensivas, e o ritmo explosivo e o estilo de jogo de Madueke encaixam nesse perfil.

O extremo acrescenta algo diferente às opções atacantes do plantel, com a capacidade de desestabilizar as defesas adversárias tanto em contra-ataque como em espaços curtos. Acresce ainda a convicção de que poderá evoluir para um jogador polivalente, capaz de atuar em várias posições no ataque.

Os números de Madueke
Os números de MaduekeFlashscore

Na segunda-feira, o jogador estava a fazer exames médicos enquanto o Arsenal e Chelsea finalizavam os aspetos legais do negócio.

As preocupações em torno da transferência não são desprovidas de contexto. Madueke teve alguns momentos de destaque que levantaram dúvidas sobre a sua disciplina e tomada de decisões. No ano passado, entrou em conflito com o colega de equipa Cole Palmer durante um penálti, ignorando o cobrador de castigos máximos designado pela equipa e suscitando críticas de adeptos e especialistas.

Mais tarde, uma publicação no Instagram de Madueke referindo-se ao Wolverhampton em termos depreciativos tornou-se viral. Além disso, o treinador do Chelsea, Enzo Maresca, fez questão de questionar publicamente o seu compromisso em campo.

Estes incidentes são alguns dos fatores que ajudaram a construir a narrativa de que Madueke poderia ser uma influência negativa. No meio futebolístico, há quem o descreva como um jogador potencialmente difícil de gerir e o facto de estar a ser contratado por quase 60 milhões de euros fez com que muitos adeptos questionassem se valerá mesmo a pena o investimento.

Mas pessoas mais próximas do jogador oferecem uma perspetiva muito diferente.

As pessoas que conhecem Madueke do Chelsea afirmam que ele não é o jogador que está a ser descrito publicamente. Outros falam dele como sendo amável, divertido e inteligente. Em termos de futebol, ele também está totalmente focado em melhorar a si mesmo.

Madueke tem trabalhado nos bastidores para corrigir falhas no seu jogo e crescer profissionalmente.

O Arsenal é conhecido pelos seus rigorosos controlos de antecedentes, e fontes descreveram como acreditam que a perceção pública foi exagerada e que o jogador é incompreendido.

Não acreditam que a vibração negativa online se reflita no Emirates Stadium quando ele vestir as cores do Arsenal.

Madueke também é vítima do mau momento em que o Arsenal deu prioridade à sua contratação.

Se ele tivesse chegado mais tarde, depois de mais contratações de alto nível, a reação poderia ter sido mais branda. As negociações com outros alvos, incluindo Eberechi Eze e Viktor Gyökeres, ainda estão em andamento. Se essas contratações significativas forem anunciadas, Madueke terá um pouco mais de espaço para se firmar.

Enquanto muitos esperam que ele seja um jogador de plantel, Madueke estará determinado a mostrar que pode ser mais.

Artigo de Dean Jones
Artigo de Dean JonesFlashscore