Ir para o conteúdo principal

Exclusivo com Antonio Cordón: "Leonardo Jardim é um treinador muito inteligente"

Antonio Cordón
Antonio CordónCRISTINA QUICLER / AFP

Atual diretor desportivo do Olympiakos, onde já tinha trabalhado, Antonio Cordón tem uma vasta experiência no mundo do futebol. Com uma passagem de 17 anos pelo Villarreal, além de experiências no Mónaco e no Betis, falou durante 45 minutos com a Flashscore sobre o trabalho colossal do submarino amarelo, a afirmação de Kylian Mbappé e o papel de Grégory Lorenzi no Marselha, numa fase económica delicada.

- Antes mesmo de falarmos do seu percurso, abordemos as bases do seu trabalho. Qual é o método para escolher o perfil certo para uma equipa? 

O diretor desportivo adapta-se, tem de se adaptar, àquilo de que dispõe: à equipa, às eventuais necessidades, às expectativas do treinador e aos recursos financeiros disponíveis. Depende também do nível da equipa, do país, da situação económica e das ambições atuais ou futuras da equipa... O ideal? É encontrar a pérola rara: bom, bonito, jovem e barato, não? (sorriso) 

- E depois há também o capital humano, a forma como o jogador se comporta com os seus companheiros e com todas as pessoas à sua volta? 

Isso sempre foi fundamental ao longo de toda a minha carreira. Penso que é preciso conhecer o jogador antecipadamente. Podemos ver vídeos, analisar os dados físicos e técnicos, consultar as estatísticas... mas, para além disso, há o ambiente familiar, os hábitos de vida do jogador, a qualidade do seu treino, a alimentação, o sono e as suas relações, tanto dentro como fora do campo. Tudo isso é hoje essencial no momento de escolher um perfil.

- Também é preciso ter em conta a cidade e o ambiente envolvente. O Villarreal, que fica perto de Valência, Sevilha, o Mónaco e Atenas, pode "devorar" um jogador, porque as solicitações, sobretudo noturnas, são muito frequentes. 

A cultura dos jogadores também desempenha um papel importante. O jogador cuida de si, presta muita atenção aos seus hábitos de vida, à alimentação e ao ambiente que o rodeia. É certo que os jogadores apreciam cidades animadas, bem servidas e onde exista uma verdadeira paixão pelo futebol. Mas há casos como o Villarreal, que oferece pouca animação urbana propriamente dita, dada a sua reduzida dimensão. Ainda assim, os jogadores ficam lá porque as infraestruturas são excelentes, vive-se plenamente o futebol e tudo é feito para a prática desta modalidade. 

Em sentido contrário, vejamos o caso do Mónaco: um jogo contra uma equipa francesa que não seja o Lyon, o Paris Saint-Germain, o Marselha ou o Rennes atrai apenas 2500 ou 3000 espectadores. É difícil motivarmo-nos para jogar perante tão pouca gente, mesmo que o clube continue a ser muito atrativo. Tudo depende, portanto, das características próprias de cada cidade, mas também daquilo que o clube oferece e da mentalidade do jogador.

Em que consiste a elaboração de um relatório sobre um jogador? 

Uma análise envolve inúmeros aspetos. Há a análise de vídeo feita pelos recrutadores, mas é também preciso, posteriormente, ver o jogador ao vivo. O trabalho do grupo de recrutamento consiste em analisar todos os dados, uma tarefa que cabe ao departamento de I&D e à gestão das bases de dados. Trata-se de analisar todas as estatísticas, o historial de lesões — a frequência e a natureza das mesmas — e conhecer o máximo possível sobre a vida pessoal e o círculo próximo do jogador. Isso inclui a situação familiar e, naturalmente, comparações com outros jogadores, incluindo os do seu próprio clube.

- Como avalia se uma contratação foi bem-sucedida?

Com o tempo. No fim de contas, a qualidade de um recrutamento depende do desempenho do jogador na equipa e da duração da sua passagem pelo clube. Há também, naturalmente, a questão de uma eventual venda, embora alguns jogadores não sejam vendidos e permaneçam durante muitos anos, mantendo um rendimento muito elevado. Outros, pelo contrário, ficam pouco tempo e são rapidamente transferidos. Assim, em ambos os casos, é possível obter bons resultados, tanto no plano desportivo como no económico. O ideal é combinar os dois aspetos, mas são, grosso modo, os dois parâmetros fundamentais.

- Trabalhou com o Hope Group e supervisionou quatro clubes: Granada, Parma, Tondela e Chongqing Liangjiang. Como se gere diariamente um processo de scouting tão abrangente? 

Na realidade, o meu trabalho consistia em assegurar a coordenação das quatro equipas e promover o seu desenvolvimento. Nessa altura, o Parma subiu de divisão, tal como o Granada, enquanto as outras equipas, diria, amadureceram nos respetivos campeonatos. Havia quatro treinadores diferentes, quatro presidentes diferentes e quatro países diferentes. Estávamos então numa fase de grande entusiasmo pelo futebol chinês. O objetivo passava também por permitir que jogadores chineses se formassem, durante algum tempo, em clubes ou academias na Europa. Trabalhávamos muito nesse sentido, porque um jogador chinês que surgisse na Europa, mesmo depois de um curto período de competição, podia ser vendido muito caro na China. Aliás, surgiram muitas academias em Portugal. Recebiam este tipo de jogador com vista a uma futura venda para a China.

A ideia era, sem dúvida, criar um pequeno ecossistema entre os clubes. Para além da simples circulação de jogadores de um clube para outro, procurávamos sobretudo o desempenho individual e duradouro de cada clube. Contudo, o aspeto do "ecossistema", com as trocas de jogadores e tudo o que isso implicava, não chegou a concretizar-se plenamente, porque o projeto não durou tempo suficiente.

- Voltemos aos seus primeiros tempos no Villarreal. Como começou no clube? Na altura, não era o clube que conhecemos hoje. E como chegou a contratar jogadores como Juan Román Riquelme, Diego Forlán e Diego Godín e a desenvolver jogadores como Bruno Soriano e Rodri? 

Foi essencialmente graças ao presidente, que lançou verdadeiramente as bases de uma visão muito clara, ao lado do filho, que é hoje o diretor-geral. Essas bases assentavam num crescimento baseado na formação, com a adoção de uma metodologia de trabalho rigorosa e a criação de um complexo desportivo. Aliás, agora já têm dois e estão constantemente a construir novos campos. O objetivo era garantir aos jogadores e às crianças uma metodologia de trabalho muito definida e precisa. Chamemos-lhe um trabalho global, destinado realmente a desenvolver as qualidades e a inteligência do jogador, muito para além da simples repetição mecânica. Trabalhámos bastante o jogo em espaços reduzidos, a velocidade, a perceção espacial e a inteligência de jogo.

Paralelamente, foi construído um centro residencial para acolher muitos jovens vindos de todas as regiões de Espanha. O Villarreal tinha então 50.000 habitantes, contra os 60.000 ou 70.000 de hoje, e não dispunha de uma base local suficiente para formar jogadores jovens em número adequado. Foi, portanto, construída uma residência e rapidamente criada uma vasta rede de recrutadores em todo o país. Cerca de 50 recrutadores estavam distribuídos por todo o território para atrair os melhores talentos de várias regiões.

Esta abordagem, aliada à metodologia, permitiu formar muitas equipas e desenvolver uma grande capacidade, tanto na escolha dos jogadores como na qualidade do trabalho. Tudo isso graças a profissionais de alto nível contratados para acompanhar as crianças na academia. Se o Villarreal ainda mantém alguns deles, muitos desses profissionais estão hoje espalhados pelos quatro cantos do mundo, aplicando os conhecimentos que inicialmente desenvolveram no clube.

- Foi esta rede territorial que permitiu ao Villarreal contratar Rodri, um jogador de Madrid que estava nas camadas jovens do Atlético? 

A dada altura, o Atlético não acreditava verdadeiramente em Rodri, talvez por o considerar demasiado franzino. Levámo-lo para o Villarreal, onde começou a afirmar-se. Tinha à sua frente outro jogador muito importante, um internacional uruguaio sub-20 que lhe bloqueava o caminho. Mas esse jogador partiu para disputar o Campeonato Sul-Americano de sub-20. Rodri assumiu então o seu lugar e nunca mais o deixou. Mais tarde, o Atlético de Madrid acabou por pagar para o recuperar, e ele prosseguiu o seu percurso. Houve muitos casos semelhantes. Veja-se Pau Torres, formado no Villarreal desde muito jovem e hoje no Aston Villa, ou Álex Baena. Há muitos outros jogadores na primeira divisão que encontramos pelos quatro cantos do mundo e que tiveram sucesso depois de serem contratados muito jovens para a equipa B.

A passagem de Rodri pelo Villarreal
A passagem de Rodri pelo VillarrealFlashscore

- O Villarreal também tem um acordo com o Roda, onde Yeremi Pino se afirmou?

Era um clube que se revelou uma solução adequada. O objetivo era permitir que os jogadores evoluíssem nas categorias de elite. Criámos essa equipa porque, obviamente, não podemos ter duas equipas do Villarreal na División de Honor, ao mais alto nível. Era, portanto, necessário dispor de outro clube. Foi assim que esse clube nasceu: os jogadores do Roda, que tinham menos um ano, já disputavam uma época nessa categoria superior; no ano seguinte, jogavam igualmente nessa mesma categoria superior com as cores do Villarreal. Isso permitia dispor sempre de um número muito elevado de jogadores.

- Para terminar o tema do Villarreal: quando vemos que há vários jogadores formados no clube ou que vestiram a camisola da equipa e que são campeões do mundo, isso dá orgulho?

Dá-me uma enorme satisfação. É certo que sentimos uma realização pessoal, mas fico sobretudo feliz ao pensar em todos os que trabalharam ao lado desses jogadores: os responsáveis pelo centro residencial, os treinadores, os fisioterapeutas, os especialistas em metodologia e os analistas. É o fruto do trabalho de toda essa equipa.

Veja-se o percurso de Santi Cazorla: nunca passou pela equipa de sub-21, foi diretamente para a equipa principal. Houve Bruno Soriano ou David Fuster, que mais tarde conquistou seis títulos com o Olympiakos. Foram jogadores fundamentais, sem esquecer aqueles que chegaram muito jovens e se tornaram capitães, como Antonio Valencia no Manchester United, quando ninguém o conhecia no início, ou Giuseppe Rossi.

 Em suma, havia uma mistura de grandes jogadores: os formados no clube conviviam com jovens contratações vindas de outros lugares. Era precisamente isso que procurávamos: permitir-lhes amadurecer para integrarem a equipa principal e apresentarem o rendimento que lhes conhecíamos. Aliás, isso continua a acontecer hoje, porque o Villarreal continua a contratar muitos jogadores jovens. É um fluxo contínuo.

- Falemos do Mónaco. Como convenceu Leonardo Jardim a passar de um sistema com três defesas para um 4-4-2? 

Leonardo vinha de três anos no Mónaco, onde formara jogadores e trabalhara com jovens. Quando cheguei ao Mónaco, encontrei uma equipa que, digamos, não vinha de uma época muito boa e cujo início da seguinte também não tinha sido ideal. Jogava praticamente com Falcao sozinho na frente e num estilo diferente. Eu vinha de uma escola muito específica, onde jogávamos sempre em 4-4-2, e tinha, portanto, uma ideia muito clara do sistema, um sistema adaptado aos jogadores. É evidente que, com o plantel do Mónaco naquela altura e com a afirmação de Kylian Mbappé, era preciso encontrar espaço para todos. Ora, era nas alas que tínhamos mais potencial e os jogadores mais promissores. Teria sido um desperdício não tirar partido de dois jogadores de cada lado: dois laterais - Djibril Sidibé e Benjamin Mendy - e, à frente deles, jogadores com várias possibilidades, tal como no meio-campo. Era, portanto, necessário conceber um sistema que permitisse aproveitar a riqueza do plantel, sobretudo nas alas, sem prescindir de Bernardo Silva, de Mbappé, que naquela altura jogava muito sobre a ala, de Thomas Lemar ou de Nabil Dirar.

Havia imensos jogadores e, no ataque, alternávamos entre Falcao e Valère Germain, além de Guido Carrillo, sem esquecer Mbappé, que também podia jogar nessa posição. Tratava-se, portanto, de implementar gradualmente um sistema adaptado às qualidades dos jogadores de que dispúnhamos naquele momento.

Leonardo é um treinador muito inteligente. Compreendeu perfeitamente que esta forma de jogar se adequava melhor ao perfil e às qualidades dos jogadores que estavam no plantel naquela altura.

- Falou de Mbappé. Quando estava na formação, Bruno Irles exigia-lhe mais trabalho defensivo, além do brilho no plano ofensivo. Ao longo das épocas, percebe-se que essas características se mantêm. Entre jogadores do seu nível, como Lamine Yamal, Vinicius, Ousmane Dembélé e Michael Olise, é o único que se pode dar ao luxo de não o fazer. Falta-lhe isso no seu repertório?

É evidente que um jogador talentoso como Kylian possui enormes qualidades ofensivas e que isso, por si só, é suficiente. O contributo ofensivo supera largamente qualquer outra consideração ou análise. Poderíamos dizer: 'O pressing depois da perda de bola não é suficientemente agressivo', mas isso não é grave, porque sempre que toca na bola cria perigo. Sabemos que este tipo de jogador talentoso não está formatado para um grande volume de trabalho defensivo. Dito isto, no futebol moderno, os treinadores e o próprio jogo exigem uma equipa equilibrada, uma boa cobertura dos espaços e, sobretudo, um pressing imediato após a perda da bola. Mas penso que Kylian soube integrar isso progressivamente. Foi evoluindo pouco a pouco. É um dos melhores jogadores do mundo e não há nada a apontar ao seu jogo, a não ser que só quem procure desesperadamente um defeito lhe possa censurar alguma falta de compromisso defensivo. No fim de contas, acredito que o seu jogo ofensivo supera todas as expectativas.

Os anos de Mbappé no Mónaco
Os anos de Mbappé no MónacoFlashscore

- É evidente que, em termos de estatísticas globais, os seus números são muito bons, mas, como se exige sempre mais a um craque, poderíamos imaginá-lo mais completo na expressão coletiva e na organização do jogo? 

No fim de contas, são apenas reflexões. Se propuser Mbappé a qualquer treinador ou a qualquer equipa, ninguém o recusará. É um jogador de classe mundial. Prova, e já provou, que faz parte dos melhores jogadores do planeta. Depois, tudo depende do posicionamento exato: joga na frente, como apoio ou mais sobre uma ala? Depende também dos companheiros com quem tem de jogar. Tem de saber combinar com os jogadores que o rodeiam. Não nos esqueçamos de que os desempenhos individuais dependem muito dos companheiros, porque é difícil brilhar sozinho.

- Referiu nomes menos conhecidos daquela equipa do Mónaco, como Dirar ou Germain. Também podemos acrescentar Morgan de Sanctis, o terceiro guarda-redes que servia de parceiro de treino a Mbappé e que demonstra que, mesmo tendo pouquíssimo tempo de jogo, se é essencial na vida de um balneário.

Por vezes jogava, mas tinha sobretudo um papel fundamental no balneário. Em qualquer balneário é sempre preciso um líder, um verdadeiro líder, alguém com uma personalidade forte, capaz de olhar os companheiros nos olhos e dizer-lhes as coisas diretamente, que apoie verdadeiramente o treinador e o clube, e que também saiba levantar a voz e abanar os companheiros quando necessário. Era exatamente esse o caso de Morgan De Sanctis. Tinha uma experiência incrível como jogador e era uma pessoa formidável. Penso sinceramente que contribuiu muito para o crescimento do Mónaco. Naquele balneário, nessa época, teve sempre um impacto positivo graças à sua personalidade incrível. Fazia um trabalho precioso junto dos companheiros, tanto no balneário como fora dele. Quanto a Kylian, acredito que também lhe deu muito: provocava-o e picava-o frequentemente nos treinos para evitar que ganhasse ares de vedeta. Queria que se mantivesse humilde e desse 120% em cada sessão. Tinha a sua própria forma de o conseguir e contribuiu assim para o projeto.

- Trabalhou depois no Betis. É um clube com uma enorme e fervorosa massa associativa, que muitas vezes dispôs de recursos financeiros importantes. No entanto, faltou-lhe frequentemente estabilidade institucional e desportiva. Nas últimas épocas, conseguiu reunir os dois aspetos e os resultados estão à vista. 

A paixão não existe apenas em Sevilha ou sequer em Espanha, mas em todo o mundo. Onde quer que se vá com o Betis, seja na pré-época ou noutra ocasião, encontramos imensos adeptos do clube por todo o lado. Na verdade, o Betis tem uma projeção mundial impressionante. É verdade que o clube atravessou períodos económicos difíceis e, no início, também foi complicado para mim. Manuel Pellegrini e eu tivemos de enfrentar essas dificuldades quando chegámos, mas penso que os problemas foram muito bem resolvidos gradualmente. Depois, o clube continuou indiscutivelmente a crescer e conquistou a Taça do Rei. Qualificar-se para as competições europeias significa que, se mantivermos este nível e continuarmos na Europa todos os anos, o crescimento continuará a ser exponencial.

É exatamente isso que está a acontecer. Permanecer na Europa gera mais receitas, o que permite construir um plantel melhor, atrair jogadores de maior qualidade e manter um treinador com uma experiência e um equilíbrio incríveis, que gosta de bom futebol. Os jogadores apreciam a cidade. Além disso, o Betis conta com uma base de adeptos magnífica e o estádio está sempre cheio, o que torna o clube muito atrativo para todos. Veremos o que nos reservam os próximos anos, mas o clube está realmente a fazer um excelente trabalho.

- Joaquín é louco, é um génio ou as duas coisas?

(Risos) Enquanto jogador, conhecemos o percurso de Joaquín: aquilo que alcançou é incrível, tal como a sua capacidade para se manter durante tanto tempo no mais alto nível. É alguém que cultiva uma certa alegria de viver e um ambiente positivo. Irradia felicidade e torna felizes aqueles que o rodeiam. É uma atitude muito positiva, tanto para si próprio como para as pessoas próximas.

- Esta é a sua segunda passagem pelo Olympiakos. Como explica a ligação que se foi criando com Espanha e, mais concretamente, com os treinadores bascos Ernesto Valverde, José Luis Mendilibar e agora Imanol Alguacil?

A porta abriu-se um pouco com Ernesto, que foi campeão. Dito isto, não penso que exista uma procura deliberada por treinadores ou jogadores espanhóis. São coincidências, mas a adaptação dessas pessoas à região parece ser boa. O percurso do clube demonstra-o: temos a sensação de que, quando alguém vem de Espanha ou, mais especificamente, do País Basco, adapta-se muito bem. A receção por parte de todos é excelente. 

- Entre os franceses, pensamos naturalmente em Mathieu Valbuena. 

Foi realmente muito bom durante muitos anos.  Também na academia houve períodos com muitos franceses.

- Ayoub El Kaabi partiu recentemente uma perna. Teve um percurso atípico, foi decisivo na vitória na Liga Conferência e disputou o Mundial. É um ponta de lança muito diferente daquilo que vemos hoje, muito old school. Foi uma grande descoberta para o Olympiakos. 

As suas estatísticas no Olympiakos falam por si. É um jogador que chegou pela porta pequena, ninguém o conhecia. Tivemos sorte: defrontámo-lo quando estávamos na China e percebemos que estava livre. Isso levou-nos a tentar contratá-lo, porque pensávamos que podia dar ao Olympiakos aquilo de que precisava naquele momento. Vimos o resultado, não foi? Tornou-se um jogador emblemático. No outro dia, entrou em campo ainda apoiado em muletas e o público aplaudiu-o. É um verdadeiro profissional, um jogador incrível, muito bom e muito atípico. Estamos realmente ansiosos por que regresse na segunda parte da época.

- Para terminar, abordemos o Marselha. Grégory Lorenzi é o seu homólogo. Não pôde contratar devido às dificuldades económicas do clube. Já viveu uma situação tão crítica e como se gere um plantel sem margem de manobra financeira?

Não se pode passar o tempo a queixar-se. É preciso trabalhar, arregaçar as mangas e, sobretudo, tentar criar um verdadeiro espírito de grupo. É preciso crescer enquanto grupo, obter um forte compromisso de todos os jogadores, fazer com que se sintam verdadeiramente envolvidos com a camisola e aceitem a realidade da situação. É essencial trabalhar os valores, tanto dentro da equipa técnica como no grupo, para instaurar disciplina e compromisso, e para que todos confiem uns nos outros e trabalhem em prol dos companheiros. Por outras palavras, é preciso banir o individualismo, o egoísmo e as críticas internas. A gestão do grupo é fundamental, tal como a da direção, dos adeptos e dos meios de comunicação social. No fim de contas, todos têm de estar conscientes da situação que o clube atravessa. Se todos remarem na mesma direção, as coisas serão muito mais fáceis.

Escolha o Flashscore no GoogleVeja os nossos artigos mais vezes
AdicioneAdicionar no Google

Futebol