Ir para o conteúdo principal

Exclusivo com Joel Robles: "A Liga Portugal não tem o destaque que merece"

Joel Robles celebra um triunfo glorioso com o Betis
Joel Robles celebra um triunfo glorioso com o BetisFRAN SANTIAGO / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Joel Robles é um dos guarda-redes que teve uma das carreiras mais interessantes do futebol espanhol nos últimos anos, somando ainda vários títulos importantes como a FA Cup ou a Taça do Rei. Atualmente no Estoril, o experiente guardião conversou com o Flashscore.

- Formou-se no Atlético de Madrid e esteve nessa equipa que conquistou a primeira Liga Europa, derrotando o Fulham na final e partilhando balneário com jogadores como Forlán ou Agüero. Como recorda esses dias?

- Imagina, como jogador da formação, poder viver esses momentos tão maravilhosos na equipa principal e conquistar títulos, ainda por cima numa altura em que o clube precisava disso para crescer no futuro. Foram momentos que vais guardar para sempre na tua memória.

- Também foi titular em várias rondas preliminares da segunda Liga Europa do clube, a de Falcao a vencer o Athletic de Bielsa em Bucareste, embora tenha terminado o ano no Rayo. Também sente que esse título é um bocadinho seu, não?

- É uma sensação estranha. Obviamente, para um jogador da formação como eu, que ainda pertencia ao clube e que nessa altura já levava 10 ou 11 anos na entidade, foi uma grande alegria. Apesar de ter sido emprestado em janeiro ao Rayo Vallecano, joguei, como disseste, a pré-eliminatória da Liga Europa nesse ano na pré-época, que é quando normalmente se jogava, e deixou-me uma sensação estranha. Mas o mais importante é que essa Liga Europa foi conquistada e isso é o mais importante para o Atlético de Madrid.

Carreira de Robles
Carreira de RoblesFlashscore

- E nesse ano, precisamente, partilhou balneário com dois ícones que muitos anos depois continuam ao mais alto nível, que são o Courtois e o próprio Cholo Simeone. Que opinião tem deles? 

- Acho que tive a sorte de poder trabalhar com colegas de baliza como o De Gea e o Courtois, no Atlético de Madrid, e depois também outros como o Asenjo e o Roberto Jiménez. Tive a sorte de aprender com todos eles. Eu era mais novo do que o Asenjo e o Roberto, depois o De Gea é da minha geração e crescemos juntos, e depois joguei com o Courtois, que chegou emprestado do Chelsea ao Atlético de Madrid, e é um pouco mais novo. Tive a sorte de jogar com eles, e mostraram sempre um grande nível ao longo da carreira. 

Quanto ao Cholo, tive-o pouco tempo, porque foram duas fases, uma foram os três meses antes de ir para o Rayo e depois, outros três ou quatro meses até voltar a sair, neste caso para Inglaterra. Portanto, nos seis, sete meses no total em que pude coincidir com ele, já desde o primeiro dia se percebeu o que ia trazer ao clube naquele momento de necessidade. 

Acho que foi uma mudança radical de um dia para o outro e está à vista que 14 ou 15 anos depois, vemos o Cholo Simeone com a mesma energia ou até mais, com tudo o que conseguiu e os títulos difíceis que foi capaz de conquistar enfrentando o Madrid e o Barça, que todos sabemos perfeitamente que estão sempre um patamar acima. Conseguiu um Atlético de Madrid competitivo, que nunca desiste, como viram neste caso no fim de semana, no dérbi, que acabou em vitória e não tenho dúvidas de que a maior percentagem de tudo isto se deve à energia que o Cholo Simeone transmite ao Atlético de Madrid.

- Como vê o Atlético de Madrid esta época?

- Vejo, obviamente, um clube muito mais exigente pelo perfil dos jogadores que foram chegando, pelos valores que foram investidos nos jogadores. Portanto, acho que estão num momento de se encontrarem como equipa campeã, que obviamente não se consegue de um dia para o outro. No fim, construir uma equipa campeã requer tempo, requer jogadores, boa química entre eles e muitas outras coisas. Há muito trabalho por trás. Já viram isso no PSG. Gastaram muito dinheiro durante muitos anos e até conseguirem custou-lhes trabalho e a chegada do Luis Enrique ajudou. 

Penso que no Atlético de Madrid é mais do mesmo e que cada vez estão mais perto de conseguir este tipo de feitos: chegar a mais finais da Champions, vencê-las, competir com o Real Madrid e o Barcelona, embora o Atlético já tenha vencido confrontos diretos várias vezes. Portanto, acho que cada vez estão mais próximos, apesar da dificuldade de enfrentar este tipo de equipas.

Dias de aprendizagem em Vallecas

- Mencionámos brevemente essa passagem pelo Rayo, como recorda esses dias por Vallecas? Como vê a equipa, que evoluiu imenso até chegar à Europa, e também como vê a situação institucional que tem agora?

- O Rayo acho que sempre foi muito parecido desde a época do Ruiz Mateos até agora. Viveram coisas positivas e demasiadas coisas muito negativas dentro do futebol profissional, como a situação que têm agora. Fui muito feliz lá e estou muito agradecido pela oportunidade que o Rayo Vallecano me deu de jogar sendo jovem, vindo do Atlético de Madrid, na LaLiga, por isso terei sempre boas palavras para o Rayo Vallecano. 

É uma pena as situações que estão a viver. Para mim, na liga espanhola, que é uma referência, e no futebol profissional, há certas coisas que não são normais, mas também acho que as pessoas que estão dentro é que se têm de preocupar, porque de fora pode parecer uma coisa e por dentro é realmente outra. Portanto, as pessoas que estão dentro, tanto os jogadores como os funcionários, são as que têm de lutar por conseguir um Rayo Vallecano decente e não ter estes problemas, como o fecho do estádio e ter de jogar em Butarque e por aí fora. 

Robles no West Ham
Robles no West HamFRAN SANTIAGO / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Ainda assim, acho que tem muito mérito o rendimento de todos esses anos dos jogadores, mostrando nível ao chegar à meia-final contra nós, quando estava no Betis, na Taça do Rei, no ano passado chegaram a uma final europeia... Acho que isso tem um mérito incalculável com a situação que estão a viver, e penso que esses jogadores merecem ser recordados para sempre.

Betis e aquela inesquecível Taça

- Falando dessa etapa no Betis, como foi vencer uma Taça do Rei para essa Sevilha verdiblanca?

- Fico com pele de galinha só de pensar nisso. Para mim foi o melhor presente que podia ter recebido em toda a minha carreira futebolística, porque estava a terminar o contrato e estive lá quatro épocas em que fui muito feliz. Houve obviamente momentos mais complicados e outros muito bons, mas para mim vencer essa final foi o melhor presente que o futebol e o Betis me podiam ter dado. Ainda por cima foi em Sevilha, na Cartuja, com os nossos adeptos e da forma como se venceu, com penáltis, Joaquín pelo meio, Miranda também, ambos da formação. Acho que parecia o destino para todos nós. E recordar esse momento é incrível. 

Agora, estamos a ver um Betis que não para de crescer, que está na Champions e isso também se deve ao trabalho da direção, que fez um trabalho espetacular nestes últimos cinco ou seis anos.

- Muito otimista, então, com o Betis para este ano, que já venceu o Madrid, venceu na Champions…

- Foi um bom início, mas as épocas são longas, têm muitos jogos, a Champions vai desgastar, porque, obviamente, vão ter adversários muito duros. Têm de ir a Dortmund, jogar contra o Bayern de Munique, contra o Arsenal, têm jogos bastante complicados e isso vai criar desgaste, mas acho que fizeram um plantel competitivo para poder disputar as três competições, porque a Taça também não pode ser esquecida. E depois, como diz sempre o Manuel, no fim o mais importante é a Liga, porque já têm praticamente a exigência de todos os anos chegar à Europa pelo menos.

- O que significou e significa para o Betis a figura de Manuel Pellegrini?

Estabilidade. Estabilidade e resultados. Não há mais nada a dizer. Acho que o que o Manuel conseguiu, poucos treinadores o fizeram na história do Betis. Era um momento económico em que o Betis não estava bem, mas graças a essa estabilidade de estar na Europa, conseguiu manter muitos jogadores, conseguiu criar um plantel competitivo, conseguiu entrar na Champions, conseguiu ter uma massa adepta muito mais envolvida, que acho que é um dos pilares da equipa e do clube. Portanto, acho que o Betis está no caminho certo para fazer ainda mais coisas importantes e isso deve-se ao trabalho que o Manuel Pellegrini está a fazer.

- Como era partilhar balneário com o Joaquín?

- É o que todos veem. No fim era um tipo divertido, mas não nos podemos esquecer do Joaquín futebolista. O Joaquín com 40 anos ainda tinha a capacidade de sentar os colegas no chão. Tinha muitas qualidades e era supercompetitivo, ficava irritado por perder os jogos reduzidos, ficava irritado por não jogar todos os domingos. Ele aceitava, obviamente, em certos momentos o papel, mas era um tipo com 40 anos que tinha a mesma ambição de quando tinha 25. Mas o Joaquín era um elemento necessário no clube e dos poucos jogadores que têm a capacidade de decidir no Betis o que fazer, escolher o que querem e sempre gerar muitas coisas. E acho que mereceu isso. Continua ligado ao clube, noutra área e de certeza que lhe vai correr bem, porque conhece muito e gosta do clube.

- Esse carisma e essa aura de tipo divertido, não sei se talvez eclipsou um pouco o lado disciplinado, trabalhador, que não nos podemos esquecer que conseguiu prolongar a carreira até depois dos 40.

- Acho que também se deve à geração em que calhou. Na sua geração, quando era jovem, na altura dos Mundiais, quando o Mourinho o chama para ir para o Chelsea... Se reparares, não havia os mesmos meios que agora, nem redes sociais, as televisões eram diferentes, as imagens… Portanto, acho que é um pouco por isso, mas acho que toda a gente se lembra do Joaquín como futebolista e ninguém poderia falar mal de como era, nem esquecer-se de como era em campo. Obviamente, também não esteve em clubes que conseguiram conquistar Champions e por aí fora. Teve uma grande carreira, no Valência, Betis, Fiorentina, o Málaga da Champions com o Pellegrini, e por aí fora, mas sem tanta exposição mediática. Mas, nunca me vou esquecer do que era o Joaquín na ala.

Um feito histórico e inesquecível em Inglaterra

- Em Inglaterra esteve naquele que é, a par do título da Premier do Leicester, uma das grandes surpresas do futebol inglês neste século, que foi o título da Taça do Wigan em 2013. Como recorda essa equipa?

- Graças ao Roberto Martínez, que foi quem me deu a oportunidade de ir para a Premier League. A primeira etapa foi no Wigan. Pena termos descido, mas nesse ano fizemos história. Acho que vai ser história para toda a vida, já que, possivelmente, o Wigan não consiga voltar a ganhar a FA Cup. Não sei, no fim o futebol nunca se sabe, mas temos consciência de que não é fácil, ganhar outro título com o Wigan. E fizemo-lo contra um grande Manchester City, com o Kun Agüero, Tévez, e nós éramos uma equipa humilde. Esse Wigan capaz de vencer uma FA Cup vai ficar para sempre na história. Imagina. Acho que isso vai ser uma recordação tanto para os adeptos do Wigan como para todos nós, jogadores e staff, para toda a vida.

Joel Robles celebra a FA Cup com o Wigan
Joel Robles celebra a FA Cup com o WiganSHAUN BOTTERILL / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

- O funcionar bem numa competição e três dias depois sofrer noutra é algo que já se viu por vezes, o que muda quando se encara uma competição ou outra? Ou que sentimento têm os jogadores quando passam em três dias de jogar uma competição para jogar outra?

Aconteceu-nos que íamos vendo um pouco a classificação, foi-se complicando, estávamos na parte baixa da tabela classificativa e na Taça estávamos a jogar e a passar rondas bem. E a verdade é que tivemos confrontos muito bons. Vencer nos quartos-de-final o Everton em sua casa, 0-3. Depois calhou-nos o Millwall, que era da Segunda, nas meias-finais. Bem, também é preciso ter alguma sorte pelo tipo de adversários que te podem calhar, porque no fim sendo o Wigan, não é igual defrontar o Millwall nas meias-finais do que o Manchester United, que era o adversário da outra meia-final. Portanto, parecia que estava destinado também. 

Lembro-me que foi uma sensação estranha, porque jogávamos a final num fim de semana e na quarta-feira tínhamos de jogar contra o Arsenal no Emirates Stadium para não descer, e tínhamos de ganhar. E justamente o Arsenal nessa altura estava a lutar pela qualificação para a Champions e, obviamente, havia uma dificuldade máxima. Não se conseguiu essa vitória na liga e aí foi quando descemos. E passar do mais alto ao vencer a FA Cup ao Manchester City para descer três dias depois foi estranho. Mas, com o tempo, recordas esses momentos e é uma pena, e vou sempre recordar isso, ficou-me a espinha atravessada de ter descido, mas ao mesmo tempo fazer história e vencer uma FA Cup será algo recordado por muita gente

- Mencionou o Everton, onde ficou depois, sendo ainda titular. Como recorda esses dias no lado azul de Liverpool? 

- A verdade é que fui muito feliz. Também foi graças ao Roberto, que assinou pelo Everton ligou-me, porque eu ainda tinha um ano de contrato no Atlético de Madrid. O Everton comprou-me graças ao Roberto, que foi quem me pediu e me levou. Obviamente, os primeiros anos não foram fáceis, tinha de competir com o Tim Howard, que era um grande guarda-redes, uma lenda no clube e esteve a um grande nível, sobretudo nos primeiros anos, e tive de trabalhar e aguentar muito até conquistar o meu momento, tentei aproveitá-lo e depois é verdade que ao terceiro ano despediram o Roberto, chegou o Ronald Koeman e também tive de remar um pouco até chegar ao meu último ano de contrato, que foi o quinto, em que me propuseram renovar, mas decidi que não, porque já precisava de uma mudança, e foi quando cheguei ao Betis.

Durante um jogo contra o Tottenham
Durante um jogo contra o TottenhamBEN QUEENBOROUGH / BACKPAGE IMAGES LTD / DPPI VIA AFP

- O que sentiu quando chegou o Koeman e o colocou no banco?

- É verdade que o Ronald Koeman tinha uma coisa muito boa, era um tipo que te chamava ao escritório e dizia-te as coisas de forma clara. Não vinha com rodeios. Lembro-me que o Koeman chegou à segunda semana e disse-me: "Vais ser o número dois, vou apostar no Stekelenburg", grande guarda-redes neerlandês, a quem o Iniesta marcou o golo no Mundial-2010. E eu disse-lhe o que pensava naquele momento. Aceitei o papel, trabalhei e acabei por jogar bastantes jogos nessa época, até que no meu último ano de contrato, antes de terminar a época, disse-me que iam contratar um número um, e então tivemos uma conversa para tentar sair já no verão. Foi quando contrataram o Jordan Pickford, guarda-redes internacional inglês que vinha do Sunderland sendo jovem e que mostrou um nível altíssimo tanto no Everton como na seleção inglesa. E esse já foi o meu último ano no Everton, despediram o Koeman em dezembro e aguentei todo esse ano, que foi quando terminei lá.

- O último passo pelo futebol inglês, pelo menos até à data, foi no Leeds. O que recorda dessa equipa dos Lilywhites? E o que significou para si o papel de ser um dos mais experientes nessa equipa.

- Quando cheguei já sabia o que ia encontrar. É verdade que havia muitos espanhóis, Marc Roca, Junior Firpo, Diego Llorente, Rodrigo Moreno, e isso ia ajudar muito, embora eu já conhecesse Inglaterra e a adaptação para mim nunca foi um problema, mas sabia que havia gente jovem. Também o Víctor Orta, neste caso, que era o diretor desportivo, e o Marcos Abad, treinador de guarda-redes, em todo o momento deixaram bem claro qual era o meu papel. O Illan Meslier, guarda-redes francês que está agora no Arsenal como terceiro guarda-redes, estava a mostrar um grande nível, sendo jovem e tudo mais. E com trabalho e arregaçando as mangas, acabei por jogar essa época, num momento complicado, porque foi preciso lutar para não descer e no fim não se conseguiu porque a época complicou-se muito nos últimos 10 jogos.

Joel Robles nos seus tempos no Leeds
Joel Robles nos seus tempos no LeedsGARETH COPLEY / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Roberto Martínez, uma figura chave

- Mencionou o Roberto Martínez, o que significa para si a sua figura?

- Olha, devo-lhe metade da minha carreira e, sobretudo, a oportunidade de ter jogado na Premier League. Temos mantido contacto. Agora vim para Portugal, onde já levo três épocas, e ele esteve a treinar a seleção, mas não tenho dúvidas de que é um treinador de topo que vai acabar num grande clube. Embora nos últimos anos tenha preferido orientar seleções, vai acabar num grande clube a conquistar coisas importantes. É verdade que em Portugal já conquistou um título contra Espanha e já tem muito reconhecimento, mas não tenho dúvidas de que será, com certeza, um treinador vencedor ao nível de clubes

- Então, já via que podia chegar a grandes clubes ou grandes seleções?

- Quando estava no Wigan e deu o salto para o Everton já era muito reconhecido. Obviamente, não te posso falar do Roberto Martínez como treinador agora, porque não estive no balneário com ele, mas tenho a certeza de que, com tantos anos de experiência e tendo estado nos balneários em que esteve, como o da seleção belga e da portuguesa, aprendeu imenso. Tenho a certeza. E além disso o Roberto tem algo especial, tem uma aura vencedora, é um tipo superinteligente que tem praticamente tudo controlado e vai-lhe correr bem de certeza no mundo do futebol. Estou 100% seguro, mesmo.

Com Roberto Martínez a celebrar o título da Taça
Com Roberto Martínez a celebrar o título da TaçaIAN KINGTON / AFP

- Comentava que têm mantido algum contacto, não?

- Sim, de facto, quando esteve aqui com a seleção portuguesa fui visitá-lo algumas vezes.

- E suponho que recordam muitas vezes esses dias em Inglaterra juntos com muito carinho.

- Sim, além disso, ele lembra-se sempre de algum momento da FA Cup, porque sabemos perfeitamente que isso não é nada fácil e que vai ser parte das nossas vidas.

A sua atual etapa no Estoril

- Agora, passando já a Portugal, como avalia este início de época complicado para o Estoril? 

- Quando o Ignacio, o presidente, que é espanhol, me propôs vir para cá, eu obviamente já sabia um pouco o que ia encontrar, mas também a ambição que eles me mostraram foi um dos motivos para vir para a Liga Portugal. Portanto, é verdade que agora estamos a passar por um momento complicado e que a derrota do outro dia nos afetou um pouco, mas agora temos, felizmente, uma paragem longa de três semanas, que de certeza nos vai ajudar a refrescar um pouco as ideias e a trabalhar o que queremos para a próxima fase da Liga.

Resultados do Estoril
Resultados do EstorilFlashscore

- Como avalia até ao momento o nível da Liga Portugal, que muitas vezes não é colocada entre as mais fortes?

- Felizmente, já passei por diferentes ligas. Estive na segunda divisão da Arábia Saudita, passei por Inglaterra, já desci de divisão, já ganhei títulos... Por isso, conheço bem as duas faces do futebol. O que quero dizer com isto? Que, no fundo, o futebol é muito difícil em todo o lado. Talvez a liga portuguesa não ocupe o mesmo patamar no ranking que a LaLiga ou a Premier League, mas basta vir para cá competir para se perceber a verdadeira exigência.

Vejo isso com colegas que vieram recentemente da liga croata e ficam surpreendidos com o nível. Acontece que, de fora, a competição talvez não tenha o marketing ou a projeção no ranking que merece, mas a realidade é que é um campeonato extremamente competitivo. É verdade que existe um fosso entre algumas equipas.

No fim de contas, a diferença do Sporting, Benfica e FC Porto para o resto é bastante acentuada. O SC Braga está um pouco mais próximo desse lote, mas ainda assim há uma distância considerável, e daí para baixo o fosso para os grandes é enorme. Por isso, os restantes competem praticamente entre si para tentar evitar a descida, sendo que os projetos mais ambiciosos procuram chegar ao quinto, sexto ou quarto lugar, embora o quarto seja já bastante complicado, por ser habitualmente do SC Braga.

Nós estamos em construção. Estivemos com um treinador estas duas últimas épocas que correram bastante bem. Na primeira época ficámos em oitavo, na época passada em 10.º. Este ano não começámos bem, mas as outras também não começámos da melhor forma. E, como digo, estamos em construção, gente nova, treinador novo e temos a mesma ambição de conseguir ultrapassar a situação em que estamos.

- Comentou agora a mudança de treinador. Saiu o Ian Cathro e chegou o Vasco Matos, o que mudou? 

- Sim, cada treinador tem o seu estilo e ambos são bastante corretos. O Ian Cathro dava muita liberdade ofensiva e também tinha as suas coisas boas e más. Havia muitos jogos loucos de 4-3, que ganhávamos, marcavam-se muitos golos, mas também sofríamos muitos. É um treinador muito ofensivo que dá muita liberdade de movimentos aos jogadores da frente e por isso marcávamos sempre muitos golos, mas ao mesmo tempo também sofríamos muitos. E o Vasco Matos é um treinador totalmente diferente, o posicionamento da equipa é muito mais analítico, é um treinador muito mais agressivo, que quer uma equipa mais compacta, que sofra poucos golos. A primeira mensagem foi sofrer menos golos. Portanto, estamos a tentar assimilar a ideia que acho que vai no bom caminho e não tenho dúvidas de que vamos dar a volta e o clube vai voltar à normalidade.

Durante um encontro com o Estoril
Durante um encontro com o EstorilJOAO RICO / NurPhoto via AFP

- O que continua a motivar um jogador já veterano depois de tantos anos de sucesso para experimentar outra aventura em Portugal?

- Falo principalmente por mim, mas é que eu gosto de futebol e divirto-me. Continuo a levantar-me todas as manhãs com vontade de treinar. Gosto muito dos momentos antes dos jogos, gosto muito das vitórias, continuam a doer-me as derrotas, os erros. Quero continuar a melhorar como guarda-redes porque tenho muitas coisas para melhorar. Portanto, é isso que me mantém vivo mentalmente. E depois, obviamente, o futebol hoje em dia é muito exigente e fisicamente tens de cuidar-te. Além disso, já tenho 36 anos. Os meus colegas de posição, com quem compito, têm 22. Portanto, tens de estar na melhor forma física para não perder o lugar.

- Se tivesse de destacar algo, o que mais o surpreendeu no Estoril e no futebol português?

- Acho que há muito bons jogadores na Liga Portugal e muitas equipas competitivas, mesmo que não tenham um nome tão sonante. Digo isto porque há projetos como o Casa Pia, que muita gente fora nem conhece, ou até mesmo o Estoril. Portanto, para mim há muitas equipas competitivas, difíceis, e muito bons jogadores. A Liga Portugal também se baseia em trazer muitos jogadores jovens para depois os vender.

- Têm sete espanhóis no Estoril e cada vez há mais equipas portuguesas que apostam em jogadores espanhóis, sobretudo jovens, como disse. Como se vê essa tendência aí? 

- Acho que o jogador espanhol é muito valorizado fora e em Espanha acho que tem de fazer um pouco mais do que o normal para ganhar respeito. Mas o jogador espanhol tem nível e é muito valorizado. No caso da Liga Portugal, a proximidade acho que conta muito. E depois a questão dos jovens, é o que te disse. No fim é uma liga que se baseia muito em vendas, em jogadores jovens, dar-lhes oportunidades na Liga para depois os revender. E acho que esta Liga é um grande mercado.

- Há vários guarda-redes espanhóis em Portugal como você: Fran Vieites, Rebollo e Juan Soriano, o que acha que os clubes procuram também no guarda-redes espanhol?

- O que disse sobre os jogadores aplica-se aos guarda-redes. Acho que, felizmente, os espanhóis crescem numa cultura futebolística muito boa, estamos a ver isso tanto com treinadores, vimos uma final da Champions com dois treinadores espanhóis em equipas estrangeiras, como com jogadores, já que havia espanhóis em ambas as equipas dessa mesma final. Portanto, acho que temos muitas coisas boas em Espanha, e acho que temos um grande nível e isso também se deve à formação que temos desde pequenos.

Calendário do Estoril
Calendário do EstorilFlashscore

- O que acha do nível das balizas até agora na Liga?

- Acho que praticamente em todas as balizas de cada equipa há um grande guarda-redes, em todas as ligas a nossa posição de guarda-redes é das mais importantes das equipas, porque no fim, ofensivamente já nos exigem que joguemos bem com os pés e criemos muitas situações desde trás. Acho que hoje em dia a nossa posição é muito mais valorizada do que há uns 10 anos, que era outra geração, e outro tipo de futebol.

- Espanha precisamente produz muitos guarda-redes com grande qualidade com os pés, acha que isso torna o guarda-redes espanhol muito diferenciado a nível internacional e que vem da formação que se dá hoje em dia? 

- Sim, claro. Temos excelentes treinadores de guarda-redes espanhóis por todo o mundo. Na seleção espanhola, estão o Unai Simón, David Raya, Joan García…, esteve o David De Gea, todo este perfil de guarda-redes, com o tempo, tiveram de se adaptar e foram ficando cada vez melhores neste aspeto. Por exemplo, o Unai Simón não é o mesmo guarda-redes no seu clube ao domingo que na Federação quando joga pela seleção. O Athletic de toda a vida nunca foi um clube que jogasse tanto desde trás e é um pouco mais de disputa e de jogo direto, mas tem a capacidade de chegar à quarta-feira com a seleção, jogar contra a Inglaterra e ter a capacidade de procurar o terceiro homem. Portanto, isso também mostra um pouco a capacidade e o grande nível dos guarda-redes que existem hoje em dia.

- O que significa em Portugal poder defrontar o FC Porto, Benfica e Sporting?

- Dentro da dificuldade, jogar nesses estádios é um momento bonito, porque no fim jogar no Estádio da Luz, no campo do Sporting, no Dragão... acho que são estádios míticos com grandes adeptos e a verdade é que são momentos muito bonitos, mas ao mesmo tempo complicados, porque, por exemplo, jogámos há umas semanas contra o Benfica e o Estoril leva 75 anos sem vencer o Benfica no seu estádio. Portanto, imagina a dificuldade de que estamos a falar. Cada confronto contra os grandes é encarado com a ilusão de conseguir arrancar essa vitória e queres sempre continuar a lutar até que chegue, porque, no fim, há uma grande dificuldade, mas tudo pode acontecer.

Escolha o Flashscore no GoogleVeja os nossos artigos mais vezes
AdicioneAdicionar no Google

Futebol