Em entrevista exclusiva ao Flashscore, o antigo tenista Ilie Nastase mostrou-se surpreendido com a sentença de Simona Halep, afirmando que era demasiado dura, uma vez que aguardava o veredito há mais de um ano.
"Estou no ténis há muitos anos, mas nunca ouvi falar de algo assim para nenhum atleta, esta é a primeira vez! Sei que foi o caso da Sharapova, foi julgado muito, muito rapidamente, em dois, três dias, depois ela ficou dois anos e sabia o que fazer. Mas então, esperar um ano e umas semanas e depois sair esta decisão.... Sem dar qualquer explicação!", reagiu Ilie Nastase ao Flashscore, salientando que a antiga líder mundial deve reagir o mais rapidamente possível e recorrer ao CAS, uma vez que a decisão não é definitiva.
"Eu iria já amanhã recorrer!"
"Espero que os advogados dela sejam rápidos. Que os examinem no dia seguinte! Como fiz com o Sr. Tiriac, quando me acusaram de racismo. Eu estava em Londres no dia seguinte. E disse-lhes: 'Quero ser julgado'. E fui julgado em dois dias. (...) Eu iria amanhã para o recurso! Amanhã! Porque sei que não sou culpado! Eu tenho interesse em jogar ténis, ela era a número um do mundo, não a deixaram trabalhar durante um ano.... Isso também conta muito: proíbem-me de trabalhar? Em vez de tomar uma decisão mais cedo, para eu saber: o que é que me estão a dar, quanto é que me estão a dar? Posso continuar a jogar?", questiona Ilie Nastase.
O antigo desportista romeno sublinha que as penas atualmente aplicadas pelas autoridades são demasiado severas e insustentáveis.
"Talvez muitos dos que estão à espera não tenham a situação financeira da Simone, que ganhou com o seu direito, com o seu dinheiro. Imaginem uma pessoa que ganha, digamos, 1000 euros por mês e que fica sentada à espera durante um ano. O que é que essa pessoa faz? E tudo isso sem que lhe digam nada", acrescentou Nastase.