Faleceu Fernando Gomes, bibota de ouro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Faleceu Fernando Gomes, bibota de ouro

Faleceu Fernando Gomes, bibota de ouro
Faleceu Fernando Gomes, bibota de ouroLUSA
Faleceu este sábado, aos 66 anos, Fernando Gomes, melhor marcador da história do FC Porto e bibota de ouro, perdendo a luta contra um cancro no pâncreas, desde outubro de 2019, e que esteve recentemente internado depois de sofrer um AVC.

O futebol português está de luto, particularmente o FC Porto, emblema do coração de Fernando Gomes.

Nascido no Porto a 22 de novembro de 1956, Fernando Mendes Soares Gomes tinha 14 anos de idade quando, durante as férias de verão, foi de Rio Tinto ao Campo da Constituição a pé para participar nas captações do FC Porto. Não precisou de muitos minutos para impressionar António Feliciano – histórico treinador e formador de campeões azuis e brancos – e garantir uma vaga no plantel de juvenis a partir dos 15 anos. Apenas três anos mais tarde, aos 17, na primeira jornada do campeonato de 1974/75, estreou-se pela equipa principal e marcou os dois golos da vitória por 2-1 sobre a CUF.

Com apenas 20 anos, sagrou-se melhor marcador da Liga pela primeira de seis vezes e revelou-se decisivo para o quebrar de um jejum que durava há quase duas décadas.

Cinco vezes Campeão Nacional, uma Campeão Europeu, vencedor de três Taças de Portugal, outras tantas Supertaças Cândido de Oliveira e uma Europeia, foi figura de proa na afirmação do FC Porto dentro e fora de portas.

Distinguido com duas Botas de Ouro, que o coroaram como o melhor artilheiro da Europa em 1983 e 1985, foi dono e senhor da camisola 9 e da braçadeira portista nas décadas de 70 e 80.

Vinte anos, 452 jogos e 355 golos depois viria a dar por terminada uma carreira dourada longe da Invicta. A experiência nos relvados e na liderança do departamento de prospeção deram-lhe bagagem mais do que suficiente para assumir o cargo de Diretor da Formação do FC Porto, cargo que manteve até ao último dia apesar dos problemas de saúde.

Entre o primeiro Dragão de Ouro de Futebolista do Ano - entregue na edição inaugural dos prémios - e o de Dirigente do Ano - atribuído em finais de 2021 -, o Bibota nunca perdeu a paixão pelo seu clube.

Fernando Gomes faleceu aos 65 anos
Fernando Gomes faleceu aos 65 anosProfimedia

À família enlutada, de Fernando Gomes, e à família FC Porto, o Flashscore apresenta as mais sentidas condolências, juntando-se a este momento de dor do futebol português.