Mais

Faleceu Neale Fraser, o histórico e icónico campeão mundial de ténis da Austrália

Neale Fraser faleceu com 91 anos
Neale Fraser faleceu com 91 anosPaul Kane / GETTY IMAGES ASIAPAC / AFP
O antigo número um mundial faleceu aos 91 anos de idade. Teve uma carreira brilhante em que ganhou três títulos do Slam. Durante a noite, as condolências vieram também de muitos compatriotas que seguiram os seus passos, como Pat Cash e Rod Laver

Neale Fraser, um antigo tenista australiano que ganhou três títulos do Grand Slam na sua carreira, morreu. Tinha 91 anos de idade. O anúncio foi feito pelas autoridades australianas. O antigo número um mundial venceu o US National, o antecessor do Open dos Estados Unidos, em 1959 e 1960, e Wimbledon em 1960. Ganhou também onze títulos do Grand Slam em duplas e cinco em duplas mistas.

Em 1959, como jogador, levou a Austrália à vitória na Taça Davis, competição da qual se tornou um símbolo depois de liderar a equipa australiana como capitão entre 1970 e 1993, com mais quatro títulos conquistados. "Uma verdadeira lenda do ténis australiano que fará falta a muitas pessoas em todo o mundo", escreveu a Tennis Australia no X. "Ele era como um pai para mim ", disse o seu compatriota Pat Cash, vencedor de Wimbledon em 1987, via Instagram. "Ele sabia como fazer-nos sentir importantes e dar o nosso melhor".

O maior jogador australiano da história, Rod Laver, que foi derrotado nas finais por Fraser em Wimbledon e Forest Hills em 1960, prestou homenagem ao "meu querido amigo e companheiro canhoto":"Ele foi uma verdadeira joia na era dourada das lendas do ténis australiano, um incrível número um mundial, um vencedor do Grand Slam e um ícone da Taça Davis ", escreveu Laver, 86 anos, no X: "Neale venceu-me em duas grandes finais, levando-me a tornar-me um melhor jogador. Vou sentir muito a tua falta, meu".