A aldeia olímpica, sediada em Saint-Denis, a sete quilómetros do centro de Paris, vai acomodar cerca de 14 mil atletas e equipas técnicas durante os Jogos Olímpicos que decorrerão na capital francesa entre julho e agosto de 2024.
A organização prometeu um evento neutro em emissões de carbono, com a utilização de materiais de acordo com a sua eficiência energética, estando previsto que depois dos Jogos o espaço seja convertido para habitação.
Nicolas Ferrand, responsável da Solideo, empresa destacada para a construção dos edifícios olímpicos, assegurou que não há problemas a registar e que tudo está pensado para garantir uma boa acomodação durante o verão.
"Estamos a construir quartos que serão seis graus mais frescos do que a temperatura exterior", explicou.
Caso o comité organizador dos Jogos Olímpicos exija, posteriormente, ar condicionado, "irá existir ar condicionado", acrescentou Ferrand, alertando porém que a pegada ecológica seria afetada.
"É uma questão para a sociedade. Ou aceitam estar com seis graus a menos e com uma excelente pegada de emissão de carbono ou vão dizer que não está bem e nós estaremos preparados para ajustar", reforçou.
A possibilidade de mais um verão quente, com temperaturas superiores a 40 graus, foi tida em conta, garantiram os organizadores no ano passado. Contudo, estas garantias não chegaram para acalmar todas as partes envolvidas.
"Imagine-se se tivermos vários dias com mais de 40 graus, em quartos com 34 graus. É estranho que estes cenários não tenha motivado mudanças", salientou um alto responsável desportivo francês, citado pela AFP.
A organização dos Jogos Olímpicos decidiu tornar o evento de 2024 num "projeto ecológico", realçou outra fonte, criticando que "caso aconteça uma onda de calor, o bem-estar dos atletas não é tido em conta".
Algumas federações desportivas estarão já à procura de soluções, incluíndo acomodação noutros locais que não a aldeia olímpica.
"Se continuare, assim, esvaziarão a aldeia", adiantou a fonte citada.
Já a organização garante que este "é um trabalho em progresso" e estará também estar a estudar outras opções, que podem passar pela utilização de ventiladores de chão.