Mais

Feminino: Agente da polícia "determinado" a processar Sam Kerr

A futebolista australiana Sam Kerr chega ao exterior do Tribunal
A futebolista australiana Sam Kerr chega ao exterior do Tribunal LEON NEAL/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
Um agente da polícia disse a um tribunal de Londres, na terça-feira, que estava determinado a processar a estrela de futebol do Chelsea e da Austrália, Sam Kerr (31 anos), depois de ela lhe ter chamado "estúpido e branco".

Kerr é acusada de causar assédio racial agravado ao agente da polícia Stephen Lovell durante um incidente no sudoeste de Londres na madrugada de 30 de janeiro de 2023.

Kerr e a seu companheira, a médio do West Ham Kristie Mewis, teriam saído para beber quando foram conduzidos a uma esquadra de polícia por um taxista.

Este queixou-se de que elas se tinham recusado a pagar as despesas de limpeza depois de uma delas ter vomitado e ter partido o vidro traseiro do veículo.

As mulheres disseram aos agentes que o motorista tinha "agido de forma louca", conduzindo depressa, parando repetidamente e acelerando de novo, fechando-as no carro e recusando-se a deixá-las sair durante cerca de 15 minutos, segundo o Tribunal de Kingston Crown.

As imagens da câmara de vigilância de Lovell foram previamente mostradas aos jurados, nas quais Kerr disse a Lovell e a outro agente da polícia que ela e Mewis estavam "muito assustados" e "a tentar fugir" do táxi quando danificaram o veículo.

Na esquadra da polícia, Kerr, que é de raça mista, terá sido "abusiva e insultuosa" para com Lovell, usando um palavrão e chamando-lhe "estúpido e branco".

Kerr admite ter feito os comentários, mas nega que os mesmos constituam uma acusação. O Ministério Público (CPS) decidiu inicialmente não acusar Kerr, segundo o tribunal.

Foi perguntado a Lovell se só apresentou uma declaração alegando que os comentários de Kerr tinham causado alarme ou assédio depois dessa decisão.

Na sua primeira declaração ao CPS, o agente não fez qualquer menção ao facto de o comentário "estúpido e branco" o ter afetado, segundo foi dito ao júri.

Os procuradores autorizaram a polícia a acusar Kerr depois de Lovell ter apresentado uma segunda declaração em dezembro de 2023.

O polícia leu uma secção dessa declaração para o tribunal que dizia que os comentários o deixaram "chocado, chateado e (deixou) a sentir-se humilhado".

Grace Forbes, que defendia Kerr, perguntou a Lovell se ele estava "determinado a perseguir" Kerr.

Lovell respondeu "sim" e Forbes perguntou "através dos tribunais criminais"? O funcionário respondeu novamente que "sim".

A procuradora salientou que, inicialmente, os procuradores não tinham encontrado provas de assédio ou de alarme provocados pelos comentários de Kerr e sugeriu que a segunda declaração de Lovell descrevia o seu efeito "puramente para conseguir uma acusação criminal".

Durante o novo interrogatório do procurador Bill Emlyn Jones, Lovell disse ao júri que as palavras de Kerr o tinham feito sentir-se "menosprezado e perturbado".

Kerr fez a sua estreia pelo atual campeão da Superliga Feminina, o Chelsea, em 2020, e está atualmente fora dos relvados com uma lesão no joelho.