Mais

Feminino: Alemanha de luto por Doris Fitschen

Doris Fitschen faleceu aos 56 anos
Doris Fitschen faleceu aos 56 anosČTK / imago sportfotodienst / Frank Hoermann/SVEN SIMON
A Federação Alemã de Futebol está de luto pela perda de Doris Fitschen. A antiga jogadora da seleção nacional morreu aos 56 anos, depois de sofrer de cancro, e dedicou a sua vida ao futebol feminino até ao fim.

Doris Fitschen conhecida como a "Beckenbauer feminina" desde tenra idade e inaugurou a era de sucesso da seleção nacional feminina em campo, no primeiro Campeonato da Europa conquistado no seu país, em 1989. Fitschen manteve-se fiel ao seu projeto favorito na DFB até ao fim, mas após uma longa batalha contra o cancro, a figura icónica morreu no sábado com apenas 56 anos. Os seus companheiros lamentam a perda de uma personalidade especial dentro e fora do campo.

"Estou chocado e muito triste com a morte da Doris. Os nossos pensamentos estão com a sua família, todos os seus parentes e amigos próximos", disse o presidente da DFB, Bernd Neuendorf. " Com a Doris, deixámos de ter uma pessoa muito especial à nossa volta", acrescentou a Secretária-Geral da DFB, Heike Ullrich.

Especialmente "nos últimos anos e com a certeza da sua doença, o copo estava sempre meio cheio para ela", disse Ullrich. Fitschen "sempre viu a vida de uma forma positiva e não negativa e esta atitude fez dela um modelo para muitos, não só em campo, mas também como pessoa". Fitschen é "uma peça da DFB, uma peça da seleção nacional feminina", afirmou o diretor desportivo da DFB, Rudi Völler, na Welt TV. Conhecia-a bem e "esta é uma notícia muito, muito triste".

Para honrar os seus feitos desportivos, a carreira futebolística de Fitschen foi colocada na prateleira de cima logo no início. O "Kaiser" Franz foi utilizado como analogia. Como uma "Beckenbauer feminina", os observadores viram semelhanças não só na posição de líbero, mas também no comportamento.

Neuendorf também falou de uma "líder", uma "estratega" em campo, "ela tinha presença, domínio e aura, os outros podiam se inspirar nela". Fitschen disputou 144 jogos internacionais entre 1986 e 2001, tendo conquistado quatro títulos de campeã europeia com a seleção nacional e a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. Conquistou ainda três títulos de campeão alemão e a Taça DFB com o TSV Siegen e o 1. FFC Frankfurt.