Mais

Feminino: Associação Australiana de Futebol condena comentários sexistas sobre as Matildas

As australianas no último fim de semana.
As australianas no último fim de semana.PATRICK T. FALLON/AFP
A Federação Australiana de Futebol condenou na quarta-feira os comentários "inaceitáveis" feitos por um apresentador de rádio sobre a sua equipa feminina, as Matildas, apelando a comentários mais respeitosos sobre o desporto feminino.

Marty Sheargold, um comediante da estação de rádio nacional Triple M, disse que "preferia enfiar um prego" nos genitais a ver as Matildas na Taça Asiática de 2026, na Austrália. "Existe desporto masculino?", acrescentou, provocando risos entre os seus co-apresentadores.

"O futebol australiano está profundamente desiludido com os comentários inaceitáveis de Marty Sheargold no programa Triple M sobre os Matildas", declarou a federação em comunicado, registando ainda um pedido de desculpas do apresentador e da estação de rádio. A federação pediu "discussões respeitosas e construtivas sobre o desporto feminino e as suas participantes".

"Tais comentários não só menosprezam as extraordinárias realizações e contribuições da nossa equipa nacional de futebol feminino, como também não reconhecem o profundo efeito que tiveram no desporto e na sociedade australiana", acrescentou.

Mais conhecida como Matildas, a equipa de futebol feminino da Austrália joga regularmente em estádios esgotados, atraindo multidões maiores do que a equipa masculina e obtendo geralmente melhores resultados.

Co-anfitriãs com a Nova Zelândia do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino em 2023, as Matildas chegaram às meias-finais, perdendo para a Inglaterra perante 76 000 espectadores em Sydney.