Mais

Feminino: Bárbara Marques renova com o FC Porto

Bárbara Marques é a oitava renovação no FC Porto
Bárbara Marques é a oitava renovação no FC PortoFC Porto
Um dia depois de Joana Ferreira, Bárbara Marques tornou-se esta terça-feira na oitava renovação de contrato da equipa feminina do FC Porto, campeã da 3.ª Divisão.

Bárbara Marques estendeu o vínculo que a liga ao FC Porto e prepara-se para iniciar mais uma temporada de dragão ao peito. A guarda-redes portista sofreu uma lesão no joelho esquerdo e está entregue aos cuidados do Departamento de Saúde desde outubro, mas fez por merecer o voto de confiança para 2025/26. 

A dona da camisola 33 fez as primeiras defesas na Dragon Force, tendo passado ainda pelo SC Braga, o Valadares Gaia, o Vitória SC e o Racing Power antes de regressar à casa de partida. Pelo caminho conquistou um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga e venceu o Torneio de Desenvolvimento UEFA ao serviço das sub-16 portuguesas. 

A guardiã chegou à Invicta em agosto de 2024 para abraçar o projeto pioneiro, mas a lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo afastou-a das quatro linhas logo no jogo de estreia pelo emblema azul e branco em competições oficiais, em setembro do ano passado diante do Marco 09.

O empenho na recuperação e a experiência que trazia na bagagem valeram-lhe um lugar no plantel às ordens de Daniel Chaves, que vai disputar o segundo escalão feminino em 2025/26, e que também já renovou com Cláudia Lima, Verónica Khudyakova, Inês Oliveira, Ema Gonçalves, Adriana Semedo, Matilde Vaz e Joana Ferreira.

Na primeira época da secção, o FC Porto sagrou-se Campeão Nacional da Terceira Divisão com um registo perfeito na competição e só sofreu duas derrotas diante de adversárias da Liga BPI: o Marítimo na terceira eliminatória da Taça de Portugal (1-0) e o Valadares Gaia na final da Taça AF Porto (3-0). 

Renovação: “É um sentimento muito positivo e muito feliz. É mais um momento único. Parece contraditório, mas sinto que estou a recomeçar.”

Lesão no joelho: “Não foi positivo de todo, mas a partir do momento em que aconteceu, deixei as lamentações de parte e voltei o foco para o trabalho sem pensar no futuro, passo a passo e com calma. São ossos do ofício. Temos de lidar com isso, infelizmente.” 

Apoio após lesão: “Costumo dizer que tive sorte dentro do azar por sentir tanto apoio por parte das minhas colegas de equipa, do treinador e de toda a estrutura. Foi um período muito complicado, mas tornou-se mais fácil com toda esta ajuda. Sou muito grata por tudo o que se passou esta época e pela forma como me ajudaram a recuperar.”

Período fora dos relvados: “É um sentimento um bocadinho contraditório. Uma pessoa fica sempre muito feliz, porque não deixa de fazer parte da equipa e das conquistas, mas gostava de ter estado mais perto. Infelizmente, uma pessoa não controla as lesões, por isso agora é continuar a trabalhar e, se Deus quiser, vou chegar lá.” 

Significado da renovação: “A renovação deixa-me muito segura em relação ao meu trabalho e faz-me querer trabalhar ainda mais todos os dias. Sei que tenho o apoio da estrutura e que posso vir a ser uma peça-chave no clube.” 

Responsabilidade aumenta: “A pressão está presente em todos os momentos. Senti-a no início da época, no primeiro treino, no primeiro jogo amigável, no primeiro jogo oficial e também na lesão. Desde o momento em que me lesionei, comecei a trabalhar para voltar. A pressão vive connosco todos os dias no FC Porto, mas temos de saber controlar e saber jogar com isso também.” 

Cada vez mais perto do regresso: “Sinto-me bem, estou muito feliz com a minha recuperação e com todos os passos que dei até aqui. Estou a integrar os trabalhos aos bocadinhos e este é mais um passo rumo à recuperação total.” 

Objetivos para 2025/26: “Espero já poder integrar o plantel na próxima época e o mais rápido possível, como é óbvio. Os nossos objetivos para a próxima temporada são os mesmos: a subida e o campeonato. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para chegarmos lá.”  

Mensagem aos adeptos: “Podem esperar muito trabalho e muita dedicação ao clube. Venham ver!”.