A média e capitã de longa data dos Países Baixos anunciou a sua retirada do futebol duas semanas antes do amigável de terça-feira frente ao Canadá. Sherida Spitse, que se estreou pela Oranje em 2006 com apenas 16 anos, realizou o seu 248.º e derradeiro jogo pelos Países Baixos frente ao Canadá, adversário do Mundial-2019, torneio em que os Países Baixos alcançaram a primeira final da sua história no futebol feminino.
A carreira de Spitse na seleção neerlandesa durou 19 anos, período em que liderou o país até ao seu primeiro troféu, com a vitória no Europeu de 2017, disputado nos Países Baixos. Versátil, Spitse atua tanto como defesa como média, tendo ultrapassado, em 2019, Annemieke Kiesel-Griffioen como a jogadora com mais internacionalizações pelo país, ao somar a sua 157.ª presença pela seleção.
No total, Spitse marcou 46 golos pelos Países Baixos – o quarto melhor registo – e participou em 32 jogos distribuídos por sete grandes torneios, mais do que qualquer outra jogadora na história neerlandesa.
"De 100 para 35.000 no estádio"
A última ovação de pé a Spitse como capitã dos Países Baixos aconteceu ao minuto 49, quando o selecionador Arjan Veurink substituiu a veterana de 35 anos pela jovem promessa do Chelsea Veerle Buurman, permitindo-lhe sair sob guarda de honra.
"Aqui estamos... Queridos adeptos da Oranje, este foi o meu último jogo. Felizmente, terminou com uma vitória, o que é sempre especial. Quero agradecer-vos profundamente por todos estes anos, desde 2006 com 100 pessoas até 35.000 no estádio. Estou muito grata a todos. Sempre senti essa ligação convosco", começou Spitse no seu discurso de despedida após a vitória.
"Espero que continuem a apoiar esta equipa fantástica, mesmo sem mim. Já não vão ouvir aqueles gritos intermináveis. Mas continuarei a torcer por estas raparigas, mesmo do sofá. Adoro-vos a todos. Obrigada, amigos e adeptos – amo-vos!", finalizou.
A lateral do Aston Villa Lynn Wilms marcou o único golo da partida aos 28 minutos, após uma excelente assistência da jogadora do Barcelona Esmee Brugts.
