Feminino: Lieke Martens surpreende e anuncia retirada do futebol

Lieke Martens colocou ponto final na carreira
Lieke Martens colocou ponto final na carreiraJose Breton / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Lieke Martens anunciou oficialmente a sua retirada do futebol profissional aos 32 anos.

A internacional neerlandesa encerra uma carreira de 16 anos, marcada por vários prémios, tanto a nível individual como coletivo, e por 160 internacionalizações ao serviço dos Países Baixos.

Considerada uma das melhores jogadoras neerlandesas de todos os tempos, Martens marcou 62 golos pela Laranja Mecânica e tornou-se a primeira atleta do país a conquistar o prémio de Jogadora do Ano da FIFA.

"Quando era pequena, sonhava tornar-me jogadora de futebol profissional, algo que mal existia na época", escreveu Lieke Martens no Instagram.

"Eu nunca poderia imaginar o quão longe esse sonho me levaria. No ano passado, despedi-me da seleção e agora decidi retirar-me também do futebol de clubes. Apesar de ter tido várias grandes oportunidades para continuar, optei por me afastar do jogo que tanto amo e encerrar este capítulo da minha carreira."

Martens disse ainda que está a dar prioridade a ser mãe do seu filho, Lowen, que nasceu a 18 de fevereiro de 2025. Martens casou-se com o antigo guarda-redes do Ajax, Benjamin van Leer, em 2023.

Carreira ilustre

Martens iniciou a sua carreira no Heerenveen, nos Países Baixos, e passou pelo VVV-Venlo, Standard Liège e FCR 2001 Duisburg nos primeiros anos como profissional.

A mudança para a Suécia, para representar o Kopparbergs/Göteborg, atualmente BK Häcken, marcou o início da ascensão da jogadora. No entanto, foi em 2016, ao juntar-se ao Rosengård, que a carreira de Martens realmente descolou.

Nessa fase, já como uma das líderes da seleção neerlandesa, ajudou os Países Baixos a conquistarem, de forma histórica, o Campeonato da Europa de 2017, disputado em casa. Martens brilhou na competição, com três golos e duas assistências, e foi eleita Jogadora do Torneio. Na mesma época, conquistou ainda os prémios de Melhor Jogadora Feminina da FIFA e de Jogadora do Ano da UEFA (2016/17).

Após a histórica campanha no Euro 2017, Martens transferiu-se para o Barcelona, onde se tornou uma das referências da equipa. Pela formação catalã, disputou 156 jogos, marcou 73 golos e conquistou três campeonatos espanhóis, uma Liga dos Campeões Feminina, quatro Taças da Rainha e duas Supertaças de Espanha.

Nos últimos anos da sua carreira, representou o Paris Saint-Germain. Em duas épocas pelo clube francês, realizou 57 partidas e apontou dez golos. Na temporada final, não chegou a entrar em campo, uma vez que esteve de licença de gravidez durante a maior parte da época.

Depois de brilhar no Euro-2017 e de alcançar o vice-campeonato no Mundial de 2019, Martens anunciou a sua reforma internacional em maio de 2024, encerrando o seu ciclo com a seleção neerlandesa.